quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Passagem superior da Aguda em Gaia entrou em funcionamento na Linha do Norte

 


Passagem superior da Aguda em Gaia entrou em funcionamento na Linha do Norte


 A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, entrou hoje em funcionamento, de acordo com um comunicado enviado às redações pela Infraestruturas de Portugal (IP).


"A nova estrutura localizada no apeadeiro da Aguda, em Vila Nova de Gaia, garante o atravessamento sobre a Linha do Norte em totais condições de segurança e comodidade para os utilizadores do transporte ferroviário.

 Está também dotada com elevadores, assegurando igualmente as melhores condições de acesso para pessoas com mobilidade reduzida", pode ler-se num comunicado de hoje da IP.

A infraestrutura faz parte das obras em curso na Linha do Norte entre Espinho (distrito de Aveiro) e a estação das Devesas (Gaia, no distrito do Porto), incluindo-se na mesma empreitada a passagem superior da Granja, em que se prevê a conclusão dos trabalhos "até ao final do primeiro trimestre do corrente ano", segundo a IP respondeu à Lusa em 09 de fevereiro.

A IP já pôs a concurso, por 50 mil euros, estudos para passagens inferiores na Granja e Aguda, em Gaia, na sequência de um protocolo de 2022 celebrado após protestos das populações contra as passagens superiores instaladas.

Face aos protestos, e depois de manifestações contra as estruturas apelidadas de "mamarracho", "escarro arquitetónico" ou "muro de Berlim" pela população e edificadas no âmbito da renovação da Linha do Norte entre Espinho e Gaia, foi celebrado um protocolo, em julho de 2022, que previa o estudo de soluções de passagens por debaixo da linha.

"O estudo de viabilidade consistirá numa análise técnica para a identificação das várias soluções e quantificação das intervenções a realizar na envolvente da infraestrutura para desnivelamento, que permita a passagem de peões na estação de Granja e apeadeiro de Aguda", referiu fonte oficial da IP à Lusa, em agosto.

A IP prevê concluir as obras na Linha do Norte entre Espinho e Vila Nova de Gaia no segundo trimestre do ano, disse fonte da empresa à Lusa em 09 de fevereiro.

Já estão concluídas ou em fase de conclusão o alteamento/alargamento de plataformas de passageiros nas estações de Gaia-Devesas e da Granja e dos apeadeiros de Aguda, Miramar e Francelos Valadares e Coimbrões", refere a IP na resposta à Lusa, estando "em execução os trabalhos de alteamento/alargamento de plataformas no apeadeiro de Madalena".

Atualmente, estão em construção uma passagem inferior para tráfego rodoviário ligeiro e duas passagens inferiores rodoviárias, estando já concluídas ou em fase de conclusão cinco passagens rodoviárias inferiores para ligeiros e outra rodoviária para todo o tipo de tráfego.

Quanto aos peões, já foram construídas cinco passagens inferiores e quatro passagens superiores.

A conclusão total da intervenção chegou a estar prevista para 2023, mas a empreitada "sofreu vários impactos com relevância no prazo, decorrentes dos constrangimentos que se vêm registando no mercado da construção, designadamente, quanto à disponibilidade e prazo de fornecimento de materiais e às dificuldades sentidas pelos empreiteiros e subempreiteiros na contratação de meios humanos e de equipamentos".

A intervenção entre Espinho e Vila Nova de Gaia, realizada ao abrigo do programa Ferrovia 2020, está orçamentada em 55,3 milhões de euros e iniciou-se em julho de 2020.

Inicialmente, aquando do lançamento do programa Ferrovia 2020, em 2016, estava previsto que as obras decorressem entre 2017 e 2019.


Fonte :  Lusa/Fim


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