sexta-feira, 27 de abril de 2007

Congresso Mundial de Folclore abre com críticas



Congresso Mundial de Folclore abre com críticas
josé mota

Congresso Mundial de Folclore termina no próximo domingo


Natacha Palma

Asessão solene de abertura do Congresso Mundial de Folclore, anteontem, no Centro Multimeios de Espinho, ficou marcada pelas críticas contra o Governo e a Comunicação Social pela falta de apoio e atenção em relação ao folclore.

O presidente da Câmara de Espinho, José Mota, apontou o dedo aos diversos governos, a quem acusou de olhar o folclore "com olhos vesgos". "O folclore é um dos principais sectores culturais do país, onde movimenta, de forma directa, cerca de meio milhão de pessoas, mas arrasta milhares de outras. No entanto, ainda nenhum governo olhou o folclore com atenção, porque se o tivesse feito, facilmente percebia a importância que teria para o próprio Poder Político".

"Falta de atenção"

Por sua vez, o presidente da Federação do Folclore Português, Fernando Ferreira, não ficou atrás nas críticas, dizendo-se magoado com a ausência de representantes do Governo Central e, sobretudo, do Ministério da Cultura na sessão solene. De salientar que, em representação da Rússia, esteve presente o próprio ministro da Cultura daquele país.

O presidente da União Internacional das Federações dos Grupos Folclóricos, o italiano Lillo Alessandro, disse também lamentar a falta de atenção dedicada ao folclore, "um movimento que consegue afastar tantos jovens do Mundo da droga e da delinquência" e que, só por isso, merecia outro apoio.

Fundos para nova sede

No que respeita a apoios, César de Oliveira, representando a Câmara de Gaia, aproveitou o momento para apelar aos diversos autarcas do país para que contribuam para a construção da nova casa da Federação do Folclore Português, sediada em S. Félix da Marinha, argumentando que o movimento do folclore deve ser visto como desígnio nacional.

Várias vezes apontado como um movimento que une os povos nas suas diferenças e riquezas culturais, os diversos intervenientes na sessão solene chamaram ainda a atenção para o papel do folclore na luta pela paz.

Quanto ao congresso em si, este ano sob o tema "Homens e mulheres dos grupos de folclore unem esforços, cruzam olhares no entendimento, na defesa e na preservação da identidade dos povos do Mundo", e que decorre na nave polivalente de Espinho, termina no domingo com uma romagem ao santuário de Fátima

Sem comentários: