sábado, 7 de julho de 2007

Refer regulariza ribeira



Refer regulariza ribeira 


 A Assembleia Municipal de Espinho reconheceu o interesse municipal da obra de regularização da ribeira de Silvalde no âmbito do rebaixamento da linha-férrea. 


Tal reconhecimento foi necessário para que se proceda à desafectação de terrenos situados nas margens daquele curso de água que se encontram actualmente inscritos na Reserva Agrícola Nacional e Reserva Ecológica Nacional. 

 A intervenção irá ter lugar numa extensão de cerca de 1500 metros a montante da actual passagem da linha-férrea sobre a ribeira e tem por objectivo dar vazão suficiente ao leito de forma a evitar eventuais galgamentos e inundações aquando das chamadas cheias dos 100 anos. 

No que toca à zona do curso de água a jusante de tal passagem e até à foz, já foi, por sua vez, objecto de uma intervenção de regularização do leito há alguns anos, bem como de um tratamento paisagístico das suas margens. 

Obra, aliás, que começa a dar sinais de degradação. Apesar de aprovada pela maioria na Assembleia Municipal, Vítor Solteiro, do BE, desmonstrou ter bastantes reservas quanto ao modo como irá ser feita a regularização da ribeira, dizendo-se mesmo contra a prevista construção de muros de betão .

Já Jorge Carvalho, da CDU, mostrou-se bastante desagradado com o facto de tal projecto ter chegado à Assembleia praticamente com um facto consumado, já que a REFER já expropriou os terrenos em causa.

"Isto de virmos aqui à Assembleia fingir que vamos deliberar ou aprovar alguma coisa quando já está mais que decidido pela REFER não me agrada",


Fonte JN





Sem comentários: