sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Festas Nª Sª Ajuda




Andor foi transportado por bombeiros

Milhares assistem à bênção do mar

DO ALTO do andor, a Senhora da Ajuda foi virada para o mar num gesto de prece e tradição que há décadas é seguido em Espinho.

Ontem, milhares assistiram à bênção do mar enquanto outros tantos trocavam as preces e orações pelos divertimentos e os comes e bebes.

Transportada aos ombros dos bombeiros ao longo da Rua 2, a santa padroeira fechou a procissão que, este ano, contou com 27 andores.

A sua passagem provocava um misto de silêncio absoluto e oração que, de quando em vez, era interrompido pelas ovações que se faziam ouvir.

"As palmas são para os bombeiros ou para a Santa", questionava um jovem à mãe que lhe deu como resposta uns ombros encolhidos e rosto com expressão de quem também não sabia.
Comes e bebes
Enquanto decorria a cerimónia religiosa, a poucos metros de distância, na Alameda 8, centenas acotovelavam-se para conseguirem uma mesa para uma sande e uma bebida de ocasião ou colocarem os filhos num carrossel.
Mas na tarde ventosa de ontem não faltou, ainda, outra tradição muita apreciada pelos forasteiros. Mais de 1200 metros de tapete construídos com sal, cascas de pinheiro e algumas flores, deram um colorido único às principais ruas da cidade e foram o motivo preferido dos fotógrafos de fim de semana.





Sem comentários: