domingo, 17 de setembro de 2017

Festas Nª Srª d'Ajuda 2017 - Fogo de Artifício

 



Fogo de Artifício

Segurança


É importante seguir protocolos de segurança para utilizar fogos de artifício sem riscos de causar um acidente ou uma lesão grave como amputações, deformações ou a dilaceração total de um membro.

 Algumas dicas são essenciais para o uso de fogos de artifício como não manusear fogos se estiver alcoolizado ou sob efeito de drogas, não armazenar fogos nos bolsos ou juntos ao corpo, não apontar ou atira-los em direção a outras pessoas e não soltar os fogos de artifício com as mãos: coloque-o no chão, acenda e afaste-se.

O ortopedista Paulo Marcel Yoshi, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia diz que:

 "São bastante comuns nestes casos a amputação de dedos ou até mesmo da mão. 

E uma explosão mal calculada pode comprometer inclusive antebraço e braço. Lesões desse porte podem impedir, inclusive, a pessoa de levar uma vida normal"

Menores de idade e crianças não devem brincar com fogos de artifício com exceção daqueles destinados e classificados para a sua idade com a supervisão de um adulto responsável. 

Lembre-se de ler sempre as instruções de segurança fornecidas pelo fabricante, geralmente elas estão presentes na embalagem do produto.

 Caso algum fogo de artifício falhe, não tente reutiliza-lo, molhe-o e descarte depois de um tempo seguro de no mínimo 10 minutos. 

Não tente fazer fogos de artifício caseiros ou desmanchar bombas e foguetes, alguns fogos podem conter pólvora branca que é sensível ao atrito e pode causar explosões inesperadas mesmo sem a presença de chama aberta.

O armazenamento correto de material explosivo também é importante para evitar acidentes e possíveis defeitos nos fogos. 

Mantenha-os sempre longe da unidade e do calor em local seco e seguro, afastado de botijões de gás, aerossóis, isqueiros e longe do alcance de crianças. Evite estocar grandes quantidades de fogos de artifício

Sem comentários: