sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Campanha Anti-corrupção decorre até dia 9 de Dezembro




Campanha Anticorrupção da Associação Portuguesa de Ética Empresarial e da Global Compact Network Portugal decorre até dia 9 de dezembro, 2019.

A iniciativa foi apresentada pelo United Nations Global Compact e dirigida ao setor privado, como um apelo para que as empresas incentivem os seus Governos a tomarem medidas anticorrupção e a implementarem políticas de boa governação.

Em Portugal, a Campanha estende-se a todas as organizações com e sem fins lucrativos, dos setores público e privado, e também a universidades, fundações e sociedade civil. 

Tanto ou mais do que estimular a tomada de medidas de integridade junto do Governo, a mesma procura que cada organização o faça junto dos seus stakeholders, de modo a construir uma sociedade que será, a cada dia, mais íntegra, justa e transparente.

A corrupção assume-se como um forte obstáculo ao desenvolvimento sustentável devido ao impacte desproporcional que tem sobre as comunidades mais desfavorecidas e ao seu efeito corrosivo em toda a sociedade, impedindo o crescimento económico, prejudicando a concorrência justa, dificultando o empreendedorismo, atuando como uma barreira ao investimento e constituindo um risco para as organizações, em termos reputacionais, legais e financeiros.

A boa notícia é que as organizações podem ser uma parte importante da solução para este problema.

Na Cerimónia de lançamento da Campanha Portuguesa Anticorrupção, que decorreu no assado dia 18 de setembro, no Museu do Oriente, em Lisboa, onde foi também apresentado o Selo Anticorrupção, foram diversas as organizações que aderiram a esta iniciativa, assinando a carta de resposta à Call to Action Anticorrupção, do UN Global Compact. 

Porém, queremos levar este movimento a um patamar mais elevado e difundir a adoção de medidas de boa governação e integridade por toda a sociedade portuguesa.

Por esse motivo, incentivamos as organizações que ainda não o fizeram a responderem a este apelo, assinando a carta de resposta à Call to Action Anticorrupção, e a promoverem a iniciativa junto das suas redes de contacto.

A sua organização pode mesmo fazer a diferença e ser parte da solução, sendo certo que “a integridade é – e será sempre – o melhor investimento”.



  




Sem comentários: