sexta-feira, 2 de julho de 2021

Autárquicas: Ex-sindicalista e músico António Andrade concorre pelo BE a Espinho



 Ex-sindicalista e músico António Andrade concorre pelo BE a Espinho





 O ex-sindicalista e músico António Andrade é o candidato do BE à Câmara Municipal de Espinho, revelou hoje a coordenação local do partido, que se propõe combater a especulação imobiliária nesse concelho do distrito de Aveiro.




Reformado após 42 anos de atividade no setor elétrico, o cabeça-de-lista integrou a comissão de trabalhadores dos ex-Serviços Municipalizados de Espinho e foi um dos fundadores do ex-Sindicato Nacional dos Serviços Municipalizados.

Agora, enquanto membro do Bloco de Esquerda (BE), quer "mais rigor e transparência na gestão da autarquia, com todos os contratos realizados pela Câmara a serem disponibilizados na íntegra no ‘site’ municipal", e propõe-se também intervir na área habitacional.

"Propomos o combate à especulação imobiliária, a majoração do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para habitações devolutas e mais ordenamento urbanístico", declara António Andrade à Lusa.

O candidato defende, aliás, que, para se fazer face à atual crise económica, é ainda preciso "apostar num reforço significativo das políticas sociais", nomeadamente na "reabilitação da habitação social, com um acompanhamento permanente no terreno pelos serviços municipais e a construção de novas habitações".

António Andrade quer também "mais espaços de lazer devidamente equipados para usufruto da população e uma aposta na arborização do concelho e na criação de mais espaços verdes", o que deverá ser complementado com o combate aos "atentados ambientais que ainda ocorrem no concelho".

Outra das suas intenções é "exigir da Área Metropolitana do Porto que a rede de transportes públicos se estenda ao concelho de Espinho".

Com 66 anos de idade, António Andrade é formato em Eletrotecnia e trabalhou 42 anos nos Serviços Municipalizados de Espinho e na EDP. Ao nível político, foi vogal da Assembleia Municipal de Espinho e já concorreu à Câmara de Espinho pelo BE em 2014.

A sua atividade cívica desenvolveu-se sobretudo no meio artístico local: integrou o Orfeão de Espinho, foi fundador da banda Remédio Santo, tocou baixo no quarteto "Os Analgésicos" e na "Rusga de São Pedro de Espinho", coordenou os grupos de cavaquinhos da Universidade Sénior e do Centro de Convívio da Junta de Freguesia de Espinho, e também editou um livro de poesia.

As eleições autárquicas de 2021 estão marcadas para o dia 26 de setembro.

A Câmara Municipal de Espinho é atualmente liderada com maioria por quatro eleitos do PSD, face a três vereadores do PS.

Além de António Andrade pelo BE, outros cabeças-de-lista já anunciados na corrida à presidência do município com 33.000 habitantes são Vicente Pinto pelo PSD, Miguel Reis pelo PS, Henrique Cierco pelo Nós Cidadãos!, Justino Pereira pela CDU e Renato Prata pelo Chega.


FONTE. Lusa/Fim







Sem comentários: