quinta-feira, 22 de julho de 2021

Covid-19 - Número de concelhos da AMPorto sob risco muito elevado sobe de 4 para 10

 


Número de concelhos da AMPorto sob risco muito elevado sobe de 4 para 10



O número de concelhos da Área Metropolitana do Porto sob risco muito elevado de incidência de covid-19 passou de quatro para 10 numa semana, enquanto na Área Metropolitana de Lisboa todos os municípios permanecem no grupo com medidas mais restritivas.


A lista de municípios em risco muito elevado divulgada hoje pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, durante a conferência de imprensa relativa à reunião semanal do Conselho de Ministros, passou a incluir Espinho, Gondomar, Maia, Paredes, Póvoa de Varzim e Valongo, que se juntam assim ao Porto, Santo Tirso, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, que na semana passada já estavam sujeitos às medidas mais restritivas no âmbito da pandemia.

No grupo de concelhos em risco elevado permanece a Trofa, município ao qual se juntam esta semana Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vila do Conde. Fora dos dois grupos de maior incidência continuam Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra e Arouca, sendo que este último, na semana passada, estava em risco elevado.

Assim, dos 17 concelhos que integram a Área Metropolitana do Porto, 10 estão sob risco muito elevado (na semana passada eram quatro) e quatro sob risco elevado (oito na semana passada).


A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.128.543 mortos em todo o mundo, entre mais de 191,9 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.


Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.248 pessoas e foram registados 943.244 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.


Lusa/fim
























Espinho passou para concelho de risco muito elevado 



Dado o aumento pela segunda avaliação consecutiva, uma taxa de incidência superior a 240 casos por cem mil habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 480 se forem concelhos de baixa densidade), aplicam-se  as seguintes regras específicas de controlo da pandemia:



  • Limitação da circulação na via pública a partir das 23h00.

  • Restaurantes podem funcionar até às 22h30.

  •  Às sextas-feiras a partir das 19h00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o dia, o acesso a restaurantes para serviço de refeições no interior está permitido apenas aos portadores de certificado digital ou teste negativo. 

  • A limitação do número do número de pessoas por mesa mantém-se: máximo de 4 pessoas por mesa no interior e de 6 pessoas por mesa na esplanada;

  • Exigência de teste negativo ou certificado digital para o acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local;

  • Teletrabalho obrigatório quando as atividades o permitam;

  • Espetáculos culturais até às 22h30;

  • Casamentos e batizados com 25% da lotação;

  • Comércio a retalho alimentar até às 21h00 durante a semana e até às 19h00 ao fim de semana e feriados;

  • Comércio a retalho não alimentar e prestação de serviços até às 21h00 durante a semana e até às 15h30 ao fim de semana e feriados;

  • Permissão de prática de modalidades desportivas de médio risco, sem público;

  • Permissão de prática de atividade física ao ar livre até seis pessoas e ginásios sem aulas de grupo;

  • Eventos em exterior com diminuição de lotação, a definir pela DGS;

  • Lojas de Cidadão com atendimento presencial por marcação.

Sem comentários: