terça-feira, 14 de setembro de 2021

Voz Cidadão - E se chover um pouco mais

 

E se chover um pouco mais


Chamada de atenção:


Eliminar o canal de água no centro da cidade  que era um  piso mais baixo com bermas para a passagem do trânsito Automovel, poderá ser um dos maiores erros urbanísticos da reconversão  que se está a realizar na Cidade de Espinho.

Toda a água da chuva tem tendência em descer as ruas e  correr em direção á Avenida 8.

Se chover um pouco mais, não tanto como o que está acontecer pelo Mundo e esta semana dia 14 de Setembro 2021

Vai inundar muitos dos estabelecimentos e garagens na Zona central da cidade porque  não é possível escoamentos subterrâneos  nas vias públicas com tal capacidade.

E depois ?

Os prejuízos imprevistos e incalculáveis?

Bem sabemos que nas povoações dos arredores de Espinho quando chove, em grande parte são as Ribeiras que escoam toda a água possível para o Mar.

Mas na História de Espinho, que nos esquecemos muito Fevereiro de 2001, estas Ribeiras transbordaram, causando enormes prejuízo às populações .

Vamos fazendo as obras levantando os pisos, para ficar bonito “Pedonal”, mas penso não ser a solução técnica ideal para o  Futuro de Espinho.
 

É um grande erro arquitetónico levantar pisos quando há muitos estabelecimentos e garagens que ficaram a poucos centímetros de altura dos passeios, isto não é alarmismos é a realidade e o  futuro o dirá.
 
Tivemos um pouco de chuva para testes de alguns arruamentos.

E foi o que se verificou pela rua 20, 23  no cruzamento da rua 20 , poças e mais poças de agua.
A rua 33 é a que possui melhores condições de escoamento.

Mas as ruas transversais da rua 33 20;18;16;14;12, apresentam muitas grandes poças de água devido ao abatimento destas ruas frágeis, com o trânsitos dos camiões das obras de reconversão da rua 33.

E a chuva de hoje em Espinho foi uma pequena amostra do que tem acontecido noutros locais de Portugal..

Fotografias / Texto António Brito







Sem comentários: