quinta-feira, 7 de abril de 2022

Árvore bananeira


 Variedades de banana


A bananeira é uma planta que pela sua aparência exótica muitas vezes é cultivada nos jardins como planta ornamental.






As bananas mais consumidas são essencialmente variedades da Musa acuminata, mas existem outras espécies e híbridos com frutos comestíveis, entre elas a Musa x paradisiaca. 

Há duas grandes distinções a fazer, entre as bananas que são consumidas em fresco e as bananas que são consumidas cozinhadas ou secas (em língua inglesa têm nomes distintos até, banana e “plantain”).


Este segundo tipo de banana, que podemos designar em português por banana-pão, pode ser cozinhado em diversos estados de maturação, do verde ao maduro. 

É normalmente cozida ou assada, mas também pode ser frita.

 As que costumam aparecer no mercado português, são bananas-pão de grandes dimensões, que se caracterizam também por terem uma casca mais rija do que as bananas para consumo em fresco.

De entre as bananas para consumo em fresco podemos destacar as seguintes variedades: banana-maçã, banana-ouro, banana-prata, bananito (uma banana pequena, pouco mais longa que um dedo), a omnipresente Cavendish e a banana-rosa, uma deliciosa banana de polpa muito doce e saborosa, que vale a pena experimentar.

A bananeira é uma planta de cultivo fácil, que além de todas as vantagens do fruto, ainda permite criar um recanto tropical no nosso jardim.

Sem comentários: