segunda-feira, 13 de março de 2023

Derrubar Fronteiras, Novos Desafios + Desporto 2023

 


Derrubar Fronteiras, Novos Desafios + Desporto



Começou esta manhã o "2º Simpósio CPTD: Derrubar Barreiras, Novos Desafios + Desporto", no Centro Multimeios de Espinho, organizado pela Câmara Municipal de Espinho, em parceria com APPEFIS-Coimbra e APEFDP-Porto, até dia 15 de março.

São 3 dias em que se falará de desporto, com objetivo de desenvolver diferentes áreas do desporto e da formação; promover a reflexão sobre questões formativas e educativas atuais; expandir as fronteiras no desporto e estimular a intervenção formativa e educativa a novos mercados através das tecnologias; refletir as questões da Formação Pedagógica no Desporto.

A sessão de abertura contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, do vice-presidente da Câmara, Luís Canelas, da vereadora da Câmara Municipal, Lurdes Rebelo e do diretor Regional do Norte do IPDJ, Vitor Baltazar Dias.

Os primeiros painéis de oradores foi composto por Ana Maria Cortez (Diretora do AE Ermesinde), Joana Ribeiro (Professora Adjunta e Cocoordenadora da Licenciatura em Desporto no ISCE Douro), Manuel Torres (Professor Auxiliar na FEUP), Patrícia Resende (jogadora Internacional de Andebol) e Miguel Ferreira (Treinador de basquetebol no GD Bolacesto).

Este simpósio é dirigido a alunos do CPTD; Professores Educação Física; Treinadores Desportivos; Técnicos do Exercício Físico; Diretores Técnicos.

















Desporto em destaque em simpósio de 3 dias no Centro Multimeios



2º simpósio C.P.T.D. «Derrubar Barreiras, Novos Desafios + Desporto» apresentou inúmeros painéis de oradores com personalidades ligadas à liderança e ao sucesso no mundo do desporto




O 2º simpósio C.P.T.D. «Derrubar Barreiras, Novos Desafios + Desporto» realizou-se em Espinho, nas instalações do Centro Multimeios.

O Grande Auditório António Gaio do C. Multimeios acolheu, ao longo dos três dias do evento, palestras com inúmeras personalidades ligadas à liderança e ao sucesso no mundo do desporto nacional e internacional.

Durante o evento falou-se de desporto, sempre com o objetivo de desenvolver as diferentes áreas que o compõem e a sua formação, bem como promover a reflexão sobre questões formativas e educativas atuais; expandir as fronteiras no desporto e estimular a intervenção formativa e educativa a novos mercados através das tecnologias; refletir as questões da Formação Pedagógica no Desporto. 

Trata-se de uma iniciativa que foi dirigida a alunos do CPTD, professores de educação física, treinadores, técnicos ligados à prática do exercício físico e diretores técnicos.

Entre os vários convidados para os painéis deste simpósio, estiveram presentes Paulo Jorge Pereira, Jorge Pina, Telma Monteiro, Isabel Osório, entre muitas outras personalidades que deixaram o seu cunho no desenvolvimento do desporto português e da sua formação. 

Destaca-se ainda a presença, do diretor Regional do Norte do IPDJ, Vitor Baltazar Dias, na cerimónia de abertura do simpósio.

No encerramento do simpósio, a presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, salientou que, durante ao longo do evento "ficou evidente que atualmente um treinador desportivo precisa ter várias valências, competências e conhecimentos. 

Não é suficiente dominar as metodologias de treino e ter conhecimento de uma modalidade específica. As competências pedagógicas e a consciência ética também precisam estar sempre presentes.

" A autarca terminou o seu discurso manifestando "total disponibilidade por parte do município, para que no futuro, se possam realizar mais eventos desta natureza."


Sem comentários: