segunda-feira, 6 de março de 2023

Gaia vai ter anfíbio para passeio no rio e na estrada



 Autocarros anfíbios arrancam esta semana com viagens em terra e no rio



A Porto Duck Tours vai passar a disponibilizar uma nova forma de conhecer o Porto e Vila Nova de Gaia a partir do rio Douro. 


Os passeios, que serão realizados em terra e na água, a bordo de veículos anfíbios, originais da segunda guerra mundial, deverão arrancar esta semana. 

 O roteiro turístico, de uma hora e 15 minutos, será entre o Jardim do Morro e a Afurada, por estrada, a que se juntam 30 minutos nas águas do rio Douro. 

O anfíbio entrará no meio aquático por uma rampa existente na Afurada, proporcionando um passeio até à Ponte da Arrábida. 

O conceito partiu de Inglaterra e dos passeios pelo rio Tamisa, sendo que os dois veículos que irão iniciar operação em Gaia vieram da capital britânica. 

Os novos passeios não implicam mudança de veículo, já que os DUKW podem circular em terra e na água, o que, segundo a empresa responsável, permite disponibilizar “o passeio mais elegante da cidade”.

“Diferentemente de outros anfíbios modernos, os nossos “patos” têm características únicas e transportam-nos aos meados do século passado com o seu design da época”, realça a Porto Duck Tours. 

O objetivo da empresa é arrancar com as viagens na quarta-feira, data que estará dependente da conclusão do processo burocrático, que recebeu luz verde do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), da Direção-Geral dos Serviços Marítimos (DGRM) e da Cãmara de Gaia. 

O clima é de otimismo e, de acordo com Jorge Garcia, responsável pelo Porto Ducks Tours, "na época alta poderemos ter uma taxa de ocupação entre os 70 e os 80%", sendo que cada um dos dois veículos que irá operar tem capacidades para 24 pessoas. 

Nesta fase inicial, só um dos veículos estará em circulação e realizar-se-ão cinco viagens por dia, entrequarta-feira e domingo.

Ainda assim, a empresa espera que "daqui a dois meses" possam trabalhar os sete dias da semana, acrescenta Jorge Garcia. 

O roteiro turístico terá o custo de 29 euros para adultos, 17 euros para crianças (até aos 16 anos) e seniores (a partir dos 65 anos). 








Sem comentários: