domingo, 7 de maio de 2023

Túnel da Linha Rosa do metro do Porto já chegou à Reitoria

 


Túnel da Linha Rosa do metro do Porto já chegou à Reitoria



O túnel da Linha Rosa já conta com 253 metros escavados, estando próximo da Reitoria da Universidade do Porto, a 27 metros de profundidade, na zona que é conhecida como Praça dos Leões.


"É um túnel com 535 metros de extensão.

 Neste momento está cerca de metade do túnel executado, estamos na fase da escavação. Depois de concluído todo o processo de escavação, entraremos na segunda fase de revestimento secundário definitivo", explicou o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga.

O responsável explicou que atualmente o túnel já se encontra escavado até à zona da Reitoria da Universidade do Porto, na Praça Gomes Teixeira, vulgarmente conhecida como Praça dos Leões.

Os custos inicialmente previstos para a Linha Rosa, de 189 milhões de euros, aumentaram cerca de 54 milhões de euros, mantendo-se a previsão de conclusão das obras para dezembro de 2024.

Além da empreitada, o investimento global nas linhas Amarela (Santo Ovídio - Vila d'Este) e Rosa ronda os 407 milhões de euros, incluindo expropriações, projetos, fiscalização, equipamento e sistemas de apoio à exploração.

O presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, esteve esta sexta-feira, numa visita ao túnel da Linha Rosa, acompanhado pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, e pelo secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, dando conta dos avanços na frente de obra entre o Hospital de Santo António (estação no Jardim do Carregal) e São Bento (estação na Praça da Liberdade).




Sem comentários: