Bairro piscatório de Espinho já tem passagem viária subterrânea sob o comboio
A zona do bairro piscatório de Silvalde, na cidade de Espinho, já tem a funcionar a passagem rodoviária subterrânea sob a Linha Ferroviária do Norte, revelou hoje a empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP).
“A nova solução rodoviária permite o acesso direto de e para o Bairro Piscatório, com as maiores condições de comodidade e segurança não só para os automobilistas, mas também para os utilizadores do transporte ferroviário”, refere a IP na sua página de internet.
Integrando a empreitada de modernização do troço ferroviário entre Espinho e Vila Nova de Gaia, a abertura da nova passagem subterrânea de Silvalde implicou que a passagem de nível à superfície dos carris fosse encerrada ao tráfego viário, embora continue “aberta para o tráfego pedonal nos próximos dias”.
Em complemento da travessia viária inferior, foi também concluída a passagem pedonal aérea de Silvalde, idêntica à ponte pedestre coberta já existente na zona norte de Espinho, junto à praia da Bola de Nívea.
A Lusa questionou a IP e a Câmara Municipal de Espinho sobre o custo da obra, a empresa executante e a duração e derrapagem de prazos – a autarquia reconhece no seu site “vários constrangimentos na elaboração e execução” da empreitada – mas nenhuma entidade respondeu aos pedidos de informação.
Fonte : Lusa/Fim
Nova passagem pedonal sobre a Linha do Norte, em Espinho
Maior segurança para os peões
Já entrou integralmente ao serviço a Passagem Superior Pedonal em Espinho, localizada ao km 315,790 da Linha do Norte.
A nova estrutura destinada ao atravessamento pedonal garante as melhores condições de segurança e está também dotada com elevadores, garantindo assim as acessibilidades para os utilizadores com mobilidade condicionada.
Com a abertura da Passagem Pedonal e a entrada ao serviço da Passagem Inferior Rodoviária, que ocorreu no passado dia 22 de maio, irá ser suprimida a passagem de nível existente ao km 315,626.
A criação de alternativas de atravessamento desnivelados, pedonais e rodoviárias, constituem um contributo relevante para o reforço das condições de segurança no
atravessamento da via-férrea e mitigação do risco dos atravessamentos de nível, tendo como objetivo a redução do número de acidentes.
A obra foi realizada no âmbito da empreitada de modernização do troço Espinho - Vila Nova de Gaia, promovida no quadro do programa de modernização e expansão da Rede Ferroviária Nacional Ferrovia2020, projeto cofinanciado pela União Europeia.
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