Rede Unir terá quatro novas linhas em Vila Nova de Gaia a partir de segunda-feira
A rede de autocarros Unir, que serve a Área Metropolitana do Porto (AMP), terá quatro novas redes em Vila Nova de Gaia a partir de segunda-feira, havendo ainda mudanças noutras duas, divulgou hoje o município à Lusa.
De acordo com uma informação adiantada por fonte oficial da Câmara de Gaia à Lusa, "na próxima segunda-feira, 20 de maio, entrarão em vigor os novos horários da Unir [no lote 4], fruto da auscultação do município aos cidadãos, bem como de um trabalho contínuo de articulação entre o município, a Área Metropolitana do Porto e o operador", a Transportes Beira Douro (pertencente à Auto Viação Feirense).
Além dos novos horários do lote que serve Gaia e Espinho, que "reforçam as frequências nas horas de ponta e a oferta nos períodos noturnos e tentam, também, colmatar todas as incompatibilidades que foram identificadas pelos agrupamentos de escolas", vão ser criadas novas quatro linhas e alteradas duas.
Nas alterações, destaque para a mudança da designação do serviço de autocarro 'metrobus', que passará a ser a linha 9083, "preservando o seu trajeto atual, ligando a zona de Baiza à Estação de Metro de D. João II", e da linha 9038, que "passará a realizar a ligação entre Camalhões e a Escola Dr. Manuel Gomes de Almeida, em Espinho, servindo no seu trajeto neste concelho as zonas de Vendas de Grijó, Loureiro, Mosteiro de Grijó e Póvoa de Grijó".
Entre as novas linhas está a 9084 (São Miguel - São Miguel [circular]), já que como "entra em vigor o novo percurso da linha 9038 - Camalhões – Escola Dr. Manuel Gomes de Almeida (Espinho)", a linha circular das Escolas do Olival passa a ser realizada pela 9084.
As restantes novidades dizem respeito às linhas 9067 (Vila d'Este - Freixieiro), 9085 (Póvoa de Grijó - Jardim do Morro) e 9086 (Escolas de Canelas - Jardim do Morro).
A linha 9067 "ligará Vila D’Este a Oliveira do Douro, servindo o Monte da Virgem, Hospital Santos Silva, Igreja de Vilar de Andorinho, Estrada Nacional 222, Escola de Baiza e Escolas do Freixieiro".
Já a linha 9085 "reproduz o trajeto da antiga linha 30P, servindo ao longo do seu percurso as zonas de Corvadelo, Serzedo, Estrada da Rainha, Pedrinhas Brancas, seguindo pela N1-15 até às Escolas de Valadares e servindo igualmente a zona da Junqueira, Laborim, Santo Ovídio, Soares dos Reis e João de Deus".
Por fim, a linha 9086 "reproduz o trajeto da antiga linha 50, servindo ao longo do seu percurso a zona de Cadavão, Escolas de Valadares, Rua do Jardim, Soares dos Reis, Largo dos Aviadores e Câmara de Gaia".
A rede Unir começou a operar em toda a AMP no feriado de 01 de dezembro de 2023, tendo o seu primeiro 'teste de fogo' na segunda-feira seguinte, 04 de dezembro.
A nova rede de 439 linhas e nova imagem substituiu os cerca de 30 antigos operadores privados rodoviários na AMP, e os primeiros meses de operação foram alvo de muitas críticas em toda a região.
No lote Norte Nascente (Santo Tirso/Valongo/Paredes/Gondomar) opera a Nex Continental Holdings, no Norte Poente (Póvoa de Varzim/Vila do Conde), a Porto Mobilidade, no Sul Nascente (Santa Maria da Feira/São João da Madeira/Arouca/Oliveira de Azeméis/Vale de Cambra) a Xerbus, no Sul Poente (Vila Nova de Gaia e Espinho) a Transportes Beira Douro e no Norte Centro (Maia/Matosinhos/Trofa) a Vianorbus.
Fonte : Lusa/Fim
Sem comentários:
Enviar um comentário