Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

domingo, 7 de julho de 2024

Espinho Surf Destination 2024 - 2ª Etapa Circuito Nacional de Longboard



 2ª Etapa Circuito Nacional de Longboard



A Praia da Baía em Espinho foi palco da 2ª Etapa do Circuito Nacional de Longboard, Etapa Idden Friends, que decorreu nos dias 6 e 7 de julho.


 A competição reuniu os melhores longboarders do país e proporcionou um fim de semana memorável para atletas e público em geral.

No primeiro dia de prova, sábado a forte nortada apenas permitiu a realização da primeira fase de cada categoria, entrando na água todos os cerca de meia centena de inscritos.

 Mesmo assim, houve muito espetáculo com ondas a variarem entre o 0,5 e 1,5m e notas altas., sem que os favoritos deixassem os seus créditos por mãos alheias.

O destaque foi para o nosso mais recente representante no Circuito Mundial António Dantas que conseguiu duas ondas na casa do excelente: 9,00 e 8,03, deixando os restantes em combinação. 

Lipe Ferreira, Francisco Freitas e Frederico Carrilho também lograram surfar ondas pontuadas na casa do excelente (entre os 8 e 10 pontos).

No domingo, com pouco vento e ondas maiores, Espinho voltou a mostrar o porquê de ser “Surf Destination”.

 O muito publico presente na praia da Baia pode assistir a um ótimo show de longboard. Em Sub-18, Francisco Freitas venceu sem dar qualquer hipótese à concorrência. 

De salientar que nesta categoria, participaram mais atletas femininas que masculinas, mostrando que a modalidade está em franca expansão nas meninas. 

E, na final, estiveram representadas pela Kika California que chegou ao terceiro lugar.

 O vicecampeão foi o Tomás Bugallo, que trocou a shortboard pelo longboard no fim-desemana e mostrou muita mestria nesta vertente mais clássica do surf. 

Fechou o pódio o atleta Duarte Barata que havia sido vice-campeão na primeira etapa. Kika California, permaneceu na água para disputar a segunda final consecutiva, a Feminina. 

Talvez pelo cansaço acumulado, não se encontrou com as ondas e terminou em 4ª. 

Na terceira posição do pódio ficou a Carolina Mendes, ex-campeã nacional em shortboard e que, talvez tenha feito a onda mais longa do campeonato, uma direita, com mais de 100metros. 

Mas isto do surfing, não é a metro e quem fez melhores manobras foi a Joana Gorgueira, vice-campeã e a campeã em título, a capariquenha Raquel Bento, a grande vencedora.

A final Open foi um verdadeiro espetaculo com a decisão do vencedor só a ficar conhecida após o termino do heat e já com os atletas na areia, saiu a nota da última onda de Lipe Ferreira que o colocou na liderança, remetendo António Dantas para segundo por breves instantes, até que saiu a nota da última onda do António e o recolocou na liderança atribuindo-lhe o titulo de campeão da etapa.

 Frederico Carrilho em 3º e Francisco Freitas em 4º foram os outros atletas que contribuíram para o grande espetáculo.

Houve ainda uma Expression Session com o local e ex-campeão nacional Ruben Silva a dividir o prémio com o Lipe Ferreira. Luis Canelas, vice-presidente da Câmara Municipal de Espinho, destacou a importância da modalidade para o concelho e para o surf nacional, relembrando que Espinho Surf Destination é uma marca de Espinho, de todos e para todos.


Open:


1º António Dantas (SCP)

2º Lipe Ferreira (NOCAS)

3º Frederico Carrilho (NOCAS)

4º Francisco Freitas (PPSC)


Feminino:

1º Raquel Bento (NOCAS)





Sem comentários: