Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

segunda-feira, 28 de abril de 2025

Apagão - Fornecimento de energia da rede regressa em São Félix da Marinha

 

 Fornecimento de energia da rede regressa ao Hospital Santos Silva em Gaia


O fornecimento de eletricidade da rede foi hoje à tarde retomado no Hospital Santos Silva, em Vila Nova de Gaia, disse fonte oficial à Lusa, depois de a unidade ter estado a funcionar com recurso a geradores.

Fonte oficial da Unidade Local de Saúde (ULS) de Gaia/Espinho (distrito do Porto) adiantou, às 18:26, que "o Hospital Eduardo Santos Silva já está com a energia da rede reposta".

Uma falha de eletricidade afeta desde as 11:30 de Lisboa toda a Península Ibérica.

Hoje, a ULS de Gaia/Espinho, cuja principal unidade é o Hospital Santos Silva em Gaia, suspendeu a atividade programada, mas garantiu ter energia para "muitas horas", estando a reabastecer-se de gasóleo para alimentar geradores.

"Neste momento tomámos como diligências interromper a atividade programada. 

Essa já parámos. 

Mantemos todo o resto do hospital em funcionamento, tudo em segurança. 

O serviço de urgência funciona em pleno, as Unidades de Cuidados Intensivos, todas elas funcionam em pleno", disse o presidente da ULS, Luís Matos.

Falando no hospital, o presidente assegurou que a unidade tinha uma capacidade de resposta, em termos energéticos, "para muitas mais horas".

"Nós temos capacidade para chegar a mais dia e meio, quase, portanto, estamos confortáveis. Entretanto já estamos a procurar o fornecedor de gasóleo para nos continuar a abastecer", completou, cerca das 15:00.

No exterior do hospital, o barulho do gerador era muito intenso, tendo a Lusa constatado no local que vários funcionários do hospital estavam a carregar barris de 200 litros de gasóleo para o alimentar.

Luís Matos explicou que no Hospital Santos Silva tudo estava a "funcionar controladamente" e que nas outras unidades da ULS, no centro de Gaia e em Espinho, a atividade programada também foi parada.

"Fizemos uma recolha das vacinas que estão espalhadas pelos centros de saúde para os nossos frigoríficos daqui da farmácia, que também tem a proteção", referiu.

A REN - Redes Energéticas Nacionais disse hoje que é ainda impossível prever quando é que o fornecimento de eletricidade estará normalizado e alertou para a complexidade da operação de restabelecimento do serviço, que será feito gradualmente.

A meio da tarde, várias zonas dos distritos do Porto e de Santarém, pelo menos, estavam já com energia.


Fonte : Lusa/Fim




















Sem comentários: