sexta-feira, 4 de abril de 2025

O presidente da Câmara do Porto defende que sejam colocadas portagens na VCI

 

Rui Moreira concorda com a colocação de pórticos na VCI


O presidente da Câmara do Porto defende que sejam colocadas portagens na VCI, considerando que, havendo respostas em transportes públicos, quem “quer o luxo de usar um carro deve pagar”. 

Rui Moreira ressalva, contudo, que se trata de uma opinião pessoal. 

“Se calhar, um dia vai ser [portagens]. 

Se, amanhã, tivermos uma Linha Rubi e uma Linha Amarela prontas, é normal que quem queira o luxo de usar um carro tenha de pagar”, disse, sugerindo a construção, no futuro, de uma linha de metrobus em toda a faixa central da VCI.


Transporte de mercadorias deixa de pagar portagem


Segundo o ministro, a proposta consiste na "redução drástica das tarifas das portagens" e a medida será aplicada de forma gradual, com a intenção de tornar as portagens "tendencialmente gratuitas" para todos os veículos pesados.


A redução das tarifas, explicou Miguel Pinto Luz, visa criar uma "elasticidade do preço" capaz de desviar o tráfego da VCI para a CREP. 

E há mesmo uma expectativa de que a medida possa reduzir entre 16% e 20% do tráfego atual de veículos pesados naquela via.

"A solução estava apresentada aos municípios e materializou-se hoje. 

O que hoje ficou aqui decidido é que o Governo irá encetar todos os esforços para, no prazo de quatro a cinco meses, implementar uma redução das tarifas das portagens tendencialmente gratuitas, tendencialmente gratuitas para todos os veículos pesados", declarou o ministro.

Além disso, Miguel Pinto Luz destacou que será criado um grupo de trabalho entre o Ministério das Infraestruturas, a Infraestruturas de Portugal e os municípios do Grande Porto com o objetivo de identificar e definir "todas as medidas mitigadoras" necessárias para dissuadir o tráfego de passagem pela cidade do Porto, especialmente o "fluxo de veículos que se deslocam de Sul para Norte e de Norte para Sul".














Fonte : Jornal de Noticias 




Sem comentários: