O Transporte de mercadorias
O transporte fluvio-marítimo de mercadorias apresenta grandes vantagens económicas e ambientais, e é possível já para os grandes navios comerciais até à Régua (105 km de Via Navegável).
Custa tanto transportar 1 500 toneladas de granito
de Pedras Salgadas para Leixões por rodovia como colocá-las em Roterdão utilizando o Douro, com a vantagem de ser dez vezes menos poluente.
Relativamente ao tipo de produtos transportados, continua a verificar-se a quase exclusividade do granito, oriundo das pedreiras de Alpendorada, Pedras Salgadas, Viseu e Aguiar da Beira, relativamente aos produtos exportados.
Em relação ao tráfego ascendente procedeu-se à importação de granitos raros do norte da Europa, que foram descarregados em Sardoura para serem trabalhados e eventualmente reexportados.
Perspetiva-se a movimentação nos portos do Douro de novos produtos.
Estão em curso contactos com vários empresários com vista à importação por via fluvial de madeiras, cimento, y-tong, ferro e fertilizantes e à exportação de feldspato, para além do granito.
Devido ao assoreamento da barra, é frequente que navios comerciais fretados para os portos de Sardoura e Lamego não possam subir o Douro, apesar de a APDL - Via Navegável do Douro manter dragagens dispendiosas na barra do Douro.
A construção dos molhes na foz do Rio Douro torna-se imprescindível.
É necessário avançar, além disso, com o alargamento e aprofundamento do canal navegável nas proximidades da foz do Tua, o que permitirá que os grandes navios comerciais cheguem ao extremo da via.
O custo global das duas obras está estimado em 45 milhões de euros.
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