segunda-feira, 4 de junho de 2007

Obras na linha do comboio bloqueiam acesso à praia



Obras na linha do comboio bloqueiam acesso à praia

Quase 28 anos depois de ter sido inaugurada, a passagem desnivelada superior a norte da cidade de Espinho, conhecida por pontão, vai ser fechada ao trânsito no próximo dia 17. O encerramento daquele que é actualmente o único acesso directo à zona baixa da cidade e às praias para quem vem de Norte, decorrente da obra de rebaixamento da linha-férrea em curso, está a deixar os vários agentes económicos desesperados. Isto porque prevêem uma época balnear terrível para o negócio quando se espera sempre que o Verão compense a baixo rendimento do resto do ano.

Responsáveis por bares de praia, restaurantes, hotéis e mesmo lojas temem que a passagem de nível provisória que está a ser construída no final da Rua 15, no centro da cidade, e que desembocará na Avenida 8, frente ao Centro Comercial Solverde 1, não seja suficiente para dar vazão ao grande afluxo de trânsito próprio da época. É que tal situação, temem, poderá afastar potenciais clientes da cidade.

"Sobretudo para os forasteiros, os que não conhecem a cidade, vai ser uma enorme confusão. O trânsito naquela zona, já de si muito estrangulada, vai ficar caótico, isto para já não falar das condicionantes naturais de uma passagem de nível que é obrigada a fechar sempre que passa um comboio", salientou Luís Carvalho, concessionário do bar Marbelo, situado junto ao pontão e frente ao mar.

Tal situação levou já a Associação de Concessionários de Bares e Praias do Norte, juntamente com a União das Empresas de Hotelaria, de Restauração e do Turismo de Portugal (UNIHSNOR) a fazer circular um abaixo-assinado e a pedir uma reunião de urgência com a Câmara a fim de ser procurada uma solução.

"E o problema é que não se trata de apenas esta época balnear que está em causa, mas provavelmente mais duas ou três conforme o andamento das obras de requalificação que irão ser realizadas à superfície que vai ficar liberta pelo enterramento da linha", continuou Luís Carvalho.

"Esta situação pode ser trágica para o negócio de todos nós, e não estou só a falar dos bares, mas também dos restaurantes, hotéis, lojas e do próprio casino. Daí acharmos que o pontão só deveria ser fechado no final da época balnear", disse, por sua vez, Nuno Bessa, responsável pelo bar "O Kaniço".

De salientar que a demolição do pontão está prevista apenas para o final da obra apontado para 30 de Junho de 2008.

Sem comentários: