terça-feira, 15 de maio de 2018

Governo corta verbas ao CINANIMA



Câmara Municipal de Espinho envia cartas aos Ministros da Cultura e da Educação

A redução do financiamento do ICA-Instituto do Cinema e do Audiovisual para a realização das edições do CINANIMA para o triénio de 2018 a 2020, num valor que ronda os 16 mil euros por ano, em comparação com o triénio anterior prejudica a realização e a qualidade das próximas edições do Festival.

A Câmara Municipal de Espinho, coorganizadora do evento com a Cooperativa Nascente, solicita em cartas dirigidas aos Ministros da Cultura e da Educação que divulga em anexo, que o financiamento ao CINANIMA seja revisto e alterado.

A autarquia espinhense reclama a possibilidade e a viabilidade de recurso à utilização do Fundo de Fomento Cultural.

Na carta dirigida ao Ministro da Educação, a Câmara Municipal de Espinho faz um pedido de reapreciação da candidatura de um professor à Mobilidade Estatutária para o Serviço Educativo do CINANIMA.

A não renovação da mobilidade no presente ano letivo representa uma forte limitação ao desenvolvimento de ações do Serviço Educativo do Festival, designadamente no Projeto Crianças nas escolas de Espinho, realização de pequenos filmes, dinamização do Festival Júnior, ações de formação para professores entre outras atividades.

A Câmara Municipal de Espinho vai formalizar nova candidatura durante este mês de maio depois de ter sido feito um pedido de reapreciação da decisão à Direção Geral da Ação Escolar que ficou sem resposta.

A situação criada prejudica o excelente trabalho que vinha a ser desenvolvido com os alunos do 1ºciclo das escolas do concelho de Espinho no âmbito de um projeto de educação comprovadamente apelativo e criativo na relação das crianças com o mundo do cinema em todas as suas vertentes.




Sem comentários: