Por um projecto de requalificação da Escola Sá Couto sem abater as árvores existentes.
O PAN congratula-se pelo inicio das obras na Escola Sá Couto, tendo em vista a sua modernização e adaptação às novas valências para receber alunos do ensino básico.
No entanto, após consultar a planta das obras, verificamos que as árvores existentes, algumas com décadas e valor ecológico e paisagístico elevado, não serão preservadas. Em seu lugar serão plantadas novas árvores que demorarão muitos anos até atingir a dimensão e o valor das existentes. Não faz qualquer sentido retirar árvores adultas e plantar árvores jovens em seu lugar. Seria mais lógico manter as actuais integradas no novo projecto.
O PAN recorda que já foram abatidas árvores adultas, noutros projectos em estabelecimentos de ensino de Espinho, muitas vezes apenas e só para facilitar a circulação de viaturas pesadas.
O PAN reforça a importância das árvores em meio urbano. Acresce neste caso, que estamos a falar de um estabelecimento de ensino destinado a crianças e jovem onde devem ser dados exemplos claros quanto à importância da Natureza, neste caso, o respeito pelas árvores existentes. A nosso ver, a Câmara Municipal deveria garantir a integração destas árvores adultas no novo projecto e promover a preservação da Natureza em ambiente escolar.
Sem comentários:
Enviar um comentário