Gaia quer nova linha de comboio até à Feira
Revisão do PDM está em andamento e os transportes são prioritários. Contactos entre as duas autarquias para criar via férrea paralela à A1
Está em marcha a revisão do Plano Diretor Municipal de Gaia (PDM), que aponta para os transportes e para as questões sociais como algumas das prioridades. A criação de uma ligação de comboio suburbano com o vizinho concelho da Feira é uma das propostas, num processo que entrará numa nova fase em setembro, mas só deverá ficar fechado no início de 2022.
As zonas verdes e os parques empresariais serão outros dos destaques.
Eduardo Vítor Rodrigues sublinha que Gaia "já não é um dormitório" e que "importa pensar o concelho a médio prazo", daí preferir apelidar o PDM como "Plano de Desenvolvimento Municipal", ao lembrar que a última revisão aconteceu há mais de 10 anos.
O autarca aponta para a necessidade de "elaborar projetos atempadamente, a fim de aproveitar as verbas que virão do fundo de recuperação da União Europeia", também "para depois não surgirem os queixumes de que o dinheiro vai todo para Lisboa".
O presidente da Câmara de Gaia observa que a pandemia introduziu um "conjunto de novas práticas", visíveis, por exemplo, no domínio da "higienização", e que isso terá de ser refletido no documento.
A expansão das "zonas pedonais e clicáveis" continuará a ser uma aposta.
"O Plano serve para consolidar o território.
Não é para cortar a torto e a direito.
Nem para desclassificar terrenos", avisa.
Quanto à data prevista para o fecho da revisão, a explicação tem a ver com as eleições.
"Só ficará fechado após as autárquicas.
Ou seja, entre o final de 2021 e o início do ano seguinte. As pessoas não perceberiam que concluísse o processo antes das eleições. Podia parecer que havia algo escondido.
O período eleitoral pode servir para discutir a cidade, em vez do bota-abaixo") sugere acerca da PDM que terá a Universidade de Aveiro como consultor externo.
FONTE JN
Miguel Amorim
Sem comentários:
Enviar um comentário