Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

(Libertação de imprensa) - Fonte JN - Gaia quer nova linha de comboio até à Feira






Gaia quer nova linha de comboio até à Feira 

Revisão do PDM está em andamento e os transportes são prioritários. Contactos entre as duas autarquias para criar via férrea  paralela à A1 

Está em marcha a revisão do Plano Diretor Municipal de Gaia (PDM), que aponta para os transportes e para as questões sociais como algumas das prioridades. A criação de uma ligação de comboio suburbano com o vizinho concelho da Feira é uma das propostas, num processo que entrará numa nova fase em setembro, mas só deverá ficar fechado no início de 2022. 

As zonas verdes e os parques empresariais serão outros dos destaques. 

Eduardo Vítor Rodrigues sublinha que Gaia "já não é um dormitório" e que "importa pensar o concelho a médio prazo", daí preferir apelidar o PDM como "Plano de Desenvolvimento Municipal", ao lembrar que a última revisão aconteceu há mais de 10 anos. 

O autarca aponta para a necessidade de "elaborar projetos atempadamente, a fim de aproveitar as verbas que virão do fundo de recuperação da União Europeia", também "para depois não surgirem os queixumes de que o dinheiro vai todo para Lisboa". 

O presidente da Câmara de Gaia observa que a pandemia introduziu um "conjunto de novas práticas", visíveis, por exemplo, no domínio da "higienização", e que isso terá de ser refletido no documento. 
A expansão das "zonas pedonais e clicáveis" continuará a ser uma aposta. 

"O Plano serve para consolidar o território. 

Não é para cortar a torto e a direito. 

Nem para desclassificar terrenos", avisa. 

Quanto à data prevista para o fecho da revisão, a explicação tem a ver com as eleições. 

"Só ficará fechado após as autárquicas. 

Ou seja, entre o final de 2021 e o início do ano seguinte. As pessoas não perceberiam que concluísse o processo antes das eleições. Podia parecer que havia algo escondido. 

O período eleitoral pode servir para discutir a cidade, em vez do bota-abaixo") sugere acerca da PDM que terá a Universidade de Aveiro como consultor externo. 

FONTE JN

Miguel Amorim 



Sem comentários: