sábado, 26 de junho de 2021

Sessão pública de apresentação dos candidatos da CDU à Câmara e Assembleia Espinho



 Sessão pública de apresentação dos candidatos da CDU à Câmara e Assembleia Espinho


Apresentação pública dos candidatos aos órgãos municipais de Espinho.

CM - Justino Pereira

AM- Ana Resende

Freguesia Espinho - Isabel Cruz

Freguesia Paramos - João Mendes

Fregueisa de Anta- Guetim - Margarida Sá Sil

Freguesia de Silvalde - Ana Sofia Ferreira
















Sindicalista e ex-atleta Justino Pereira concorre pela CDU a Espinho



O sindicalista e ex-atleta internacional de hóquei Justino Pereira é o cabeça-de-lista da CDU à Câmara Municipal de Espinho nas eleições autárquicas deste ano, revelou hoje a coligação entre PCP e "Os Verdes".

Segundo Fausto Neves, que integra a direção do PCP de Espinho e durante vários anos foi o candidato da CDU a esse concelho do distrito de Aveiro, os comunistas e ecologistas apostam este ano na "renovação total e rejuvenescimento de todos os seis encabeçamentos [às eleições autárquicas locais]", incluindo, entre os novos candidatos às juntas de freguesia e à Assembleia Municipal, um total de "quatro mulheres".

Para o candidato Justino Pereira, essa estratégia reflete a ideia de que não se pode continuar "a adiar Espinho", que há "décadas" caminha no sentido "da degradação urbanística, do definhamento do tecido industrial, da divisão da cidade em zonas ditas nobres e outras sem quaisquer cuidados".

O cabeça-de-lista da CDU aponta como prioritária, por isso, a intervenção no domínio habitacional.

"Em vez de projetos de luxo como os recentemente aprovados, que não servirão as necessidades habitacionais dos nossos jovens, mas apenas a especulação imobiliária que em tempos levou a que, da minha geração, poucos ou nenhuns tenham conseguido radicar-se na cidade, apostaremos na criação de um parque público de habitação", explicou.

A inclusão social é outra das matérias a que Justino Pereira pretende dar relevo, sobretudo nos bairros sociais do concelho, que "não podem ser depósitos de pessoas".

"É preciso valorizar o seu espaço, criando áreas de convívio em articulação com o município, e projetar uma intervenção de embelezamento das fachadas dos prédios, entre outras melhorias necessárias", defende.

Já no que se refere à economia, o candidato quer implementar no município "um centro de apoio à criação de empresas", como forma de ajudar empresas de micro e pequena dimensão a arrancarem com a sua atividade, "com condições específicas até à sua autonomização".

O ambiente é outra preocupação para o candidato, que pretende criar no concelho "um parque ambiental e patrimonial" e consolidar "o cordão verde entre a Nave Desportiva e a reserva natural da Lagoa de Paramos, passando também pelo Castro de Ovil".

Com 52 anos de idade, Justino Pereira é operário fabril na empresa Polipoli e integra o conselho nacional da CGTP-IN, a comissão executiva da direção distrital da União dos Sindicatos de Aveiro e o secretariado da direção da FIEQUIMETAL. É ainda coordenador do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Centro-Norte/SITE CN.

Segundo o PCP, o candidato também tem carreira desportiva como atleta internacional e treinador de hóquei em campo, foi jogador de hóquei de sala pela Associação Académica de Espinho e conquistou "vários títulos nacionais e europeus", assim como medalhas de mérito. 

Foi igualmente ginasta do Sporting Clube de Espinho.

Como polícia do Exército recebeu um louvor por serviços prestados" e, a nível político, foi várias vezes candidato a diferentes órgãos locais, tendo chegado a ocupar o cargo de vogal da Assembleia Municipal de Espinho.

As eleições autárquicas de 2021 ainda não têm data marcada, mas deverão realizar-se a 26 de setembro ou a 03 ou 10 de outubro.

A Câmara Municipal de Espinho é atualmente liderada com maioria por quatro eleitos do PSD, contando com outros três vereadores do PS.

Além de Justino Pereira pela CDU, outros cabeças-de-lista já anunciados na corrida à presidência do município com 33.000 habitantes são Vicente Pinto pelo PSD, Miguel Reis pelo PS e Henrique Cierco pelo "Nós Cidadãos".

FONTE  Lusa/Fim




Sem comentários: