terça-feira, 14 de dezembro de 2021

GNR resgatou 75 aves cinegéticas . O polvo apreendido .... doado a duas instituições de solidariedade social.

 


GNR resgatou 75 aves cinegéticas



A GNR resgatou no sábado 75 aves e identificou três homens, com idades entre 29 e 75 anos, pela posse ilegal das mesmas em Espinho, no distrito de Aveiro, informou hoje aquela força de segurança.


Segundo um comunicado da GNR, os três homens mantinham em cativeiro, nas suas residências, espécies autóctones, bem como os seus cruzamentos e espécies de fauna cinegética, sem licença.

"Para além disso, detinham aves de espécies protegidas pela convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Selvagens da Fauna e da Flora Ameaçadas de Extinção (CITES)", refere a mesma nota, dando conta que as aves foram posteriormente entregues no Parque Biológico de Vila Nova de Gaia e os factos remetidos ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

No decorrer de uma ação de fiscalização foram resgatadas e apreendidas 75 aves, designadamente 23 lugres, 20 pintassilgos, 11 travessos, oito pintarroxos, dois serezinos, quatro bicos-de-lacre, dois periquitos-dorso-vermelho, um papagaio de cabeça amarela, um kakariki-fronte-vermelha, um gaio, um melro e um verdilhão.


FONTE :Lusa/Fim


































Matosinhos


Apreensão de mais de 70 quilos de polvo subdimensionado


O Destacamento de Controlo Costeiro da GNR de Matosinhos apreendeu cerca de 74 quilos de polvo subdimensionado, na lota de Matosinhos, infração punível com coima até 37.500 euros, foi hoje anunciado.


No âmbito de uma ação de fiscalização realizada no recinto da lota de Matosinhos, com o objetivo de verificar o cumprimento das regras relativas à captura, desembarque, transporte, comercialização e regime de primeira venda, os militares da Guarda fiscalizaram uma viatura onde verificaram que “o polvo transportado não possuía o peso mínimo regulamentar para a captura e respetiva venda”, refere a GNR, em comunicado.


No seguimento desta ação policial foi levantado um auto de contraordenação, tendo sido identificado um homem de 52 anos, condutor da viatura e mestre da embarcação.


O polvo apreendido, após exame higiossanitário, foi doado a duas instituições de solidariedade social.


FONTE :Lusa/Fim

Sem comentários: