domingo, 26 de dezembro de 2021

Insólito - Varginha de extraterrestre em Minas Gerais, Brasil


Varginha,  de extraterrestre em Minas Gerais, Brasil


No dia 20 de janeiro de 1996 três meninas alegaram ter visto um ser estranho, baixinho e de olhos vermelhos e que não era similar a nenhum outro animal conhecido.


O caso ganhou o país e o mundo. 

Despertou a curiosidade e o encanto de descobrir a vida em outros planetas. 

A história foi e ainda é lembrada em publicações ufológicas do mundo todo. 

Nesses 25 anos, muitas dúvidas ficaram no ar. 

Mas o certo é que a história faz parte do imaginário brasileiro e aterrorizou muita gente.

Basta caminhar por Varginha para percebermos como a história foi incorporada à arquitetura local. 

Tem uma caixa d’água e o prédio da prefeitura em forma de nave, pontos de ônibus em forma de disco voador, souvenires e até pequenos ET’s em algumas praças e parques.

Quando se pergunta sobre os acontecimentos daquele dia, é comum algumas pessoas dizerem: 

“Se foi um extraterrestre, eu não sei, mas que teve até exército na cidade, isso teve”.










Iincidente de Varginha ou Incidente em Varginha, como ficou conhecido pela imprensa brasileira, forma alegada série de aparições de Objetos Voadores

 Não Identificados, que gerou teorias da conspiração sobre captura de seres extraterrestres pelas autoridades militares brasileiras em janeiro de 1996, no município de Varginha, sul do estado de Minas 
Gerais.

Tais relatos foram primeiramente transmitidos no Fantástico, e rapidamente reuniu extensa cobertura de mídia em todo o mundo, incluindo um artigo no The Wall Street Journal

Toda a história é baseada em relatos e testemunhos. 

As autoridades locais e federais negaram todas as afirmações de naves e seres extraterrestres, enquanto teóricos da conspiração alegaram encobrimento.

 A falta de evidências do incidente, baseada unicamente em relatos e testemunhos, foi notada até mesmo por ufólogos crédulos. 

O ufólogo Kevin Randle notou que não há evidências físicas que dêem suporte ao caso, acrescentando que ".

Na verdade, não fomos capazes de verificar nada".

 E o ufólogo brasileiro Ubirajara Rodrigues, um dos principais divulgadores da história em 1996, afirmou que "Não há prova de que foi capturado um ser extraterrestre"

Segundo relatos da mídia, uma criatura foi avistada por três mulheres de 14 a 21 anos: as irmãs Liliane e Valquíria Fátima Silva, e sua amiga Kátia Andrade Xavier. 

Na tarde de 20 de janeiro de 1996, quando chovia forte e ventava muito, e resolveram pegar um atalho por um terreno baldio, quando alegaram ver a criatura: 

Um bípede de cerca de 1,6 metros de altura, com uma cabeça grande e corpo muito fino, com pés em forma de V, pele marrom e grandes olhos vermelhos. 

Parecia estar trêmula ou instável, e as garotas achavam que estava ferida ou doente.

As irmãs Silva disseram que fugiram e disseram à mãe que tinham visto o "diabo". 

A mulher não acreditou nelas até que foi para a área onde elas supostamente tinham visto a criatura, onde diz que sentiu um cheiro desagradável que não soube descrever, e não encontrou nada além de uma marca no chão e um cachorro cheirando o lugar.

 Depois de relatar seu conto à família e amigos, rumores começaram a se espalhar por toda a cidade sobre avistamentos de OVNIs e criaturas alienígenas sendo abduzidas pelas forças militares. 

Dois dias depois, outra criatura teria sido encontrada deitada ao longo de uma estrada. 

Três caminhões militares foram supostamente enviados para recuperá-lo.

O zelador do zoológico local também afirmou ter visto uma criatura estranha, levada para lá pelo Corpo de Bombeiros, mas que não foi deixada lá. 

Nos meses seguintes, três animais misteriosamente morreram.

Oralina e Eurico de Freitas, proprietários de uma fazenda na cidade, após os relatos descritos acima, afirmaram terem visto um OVNI pairando sobre seu pasto em uma madrugada de janeiro daquele ano.

 Oralina diz que foi atraída pela agitação súbita em seus animais e viu um objeto voador. 

Oralina diz que chamou o marido e que eles observaram o objeto por cerca de 40 minutos.

Em fevereiro de 2017 foi divulgado um documento do Ministério da Aeronáutica onde fazendeiros e comerciantes afirmaram terem visto OVNIs ao redor do município, em 1971.

 Segundo o documento, o OVNI sobrevoou a Escola de Sargentos das Armas EsSA, em Três Corações e causou alguns transtornos aos moradores.


Fotografias / Texto  -  Concita 






Sem comentários: