Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Lipor investe 1ME em 9 viaturas de recolha de biorresíduos movidas a gás natural

 


Lipor investe 1ME em 9 viaturas de recolha de biorresíduos movidas a gás natural


A Lipor, empresa intermunicipal de tratamento de resíduos, investiu um milhão de euros na aquisição de nove viaturas de recolha de biorresíduos movidas a gás natural para servir oito concelhos da Área Metropolitana do Porto.


O investimento de cerca de um milhão de euros “reforça a aposta da Lipor e dos municípios associados na promoção da recolha seletiva da fração de biorresíduos (alimentares e verdes), ajudando ao cumprimento das metas e objetivos de Portugal perante a União Europeia”, destaca a empresa em comunicado enviado hoje.

As nove viaturas que foram entregues hoje foram financiadas pelo programa POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) do Portugal 2020 e servem também a “busca por soluções alternativas que ajudam e diminuir a poluição do ar e o ruído nos grandes centros urbanos”.

“O gás natural comprimido é um dos combustíveis que, quer em termos de custos quer em termos de impacto no ambiente, pela ausência de enxofre, hidrocarbonetos e partículas nas saídas e baixas emissões de CO2 [dióxido de carbono], mais concorre para os objetivos de descarbonização”, refere a nota.

A Lipor realça ainda o “triplo impacto positivo” desta opção, que permite o “aumento das quantidades de recicláveis recolhida, o cumprimento da obrigação da implementação da recolha seletiva de biorresíduos e a diminuição da poluição nas áreas urbanas”.

Esta empresa intermunicipal é responsável pela gestão, valorização e tratamento de resíduos urbanos dos municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.

Anualmente, trata 500 mil toneladas de resíduos produzidos por um milhão de habitantes e baseia a sua atividade nas componentes da “valorização multimaterial, valorização orgânica e valorização energética, complementadas por um aterro sanitário para receção dos rejeitados e de resíduos previamente preparados.


FONTE Lusa/Fim


































Nova administração da Lipor tomou posse


Realizou-se nesta quarta feira (15 dez.), a eleição para os Órgãos Sociais da Lipor, para o mandato 2021/ 2025.


O presidente da Câmara Municipal de Espinho, Miguel Reis, é elemento integrante do Conselho de Administração e assume também lugar na Assembleia Intermunicipal, ao qual se juntam as vereadoras do seu executivo, Maria Manuel Cruz e Leonor Fonseca.

A Presidência do Conselho de Administração será assegurada pela Câmara Municipal de Valongo, na pessoa do seu presidente, José Manuel Ribeiro.

 A Mesa da Assembleia Intermunicipal terá como Presidente a Câmara Municipal de Gondomar, representado pelo seu presidente, Marco Martins.

 Na cerimónia de tomada de posse o Conselho de Administração assumiu que dará continuidade ao Projeto Lipor, sempre numa perspetiva de Serviço Público e Melhoria Contínua, honrando o muito trabalho realizado ao longo dos 39 anos de vida da organização!

 "Olhar para trás orgulha-nos, olhar o presente honra-nos, pensar e imaginar o futuro desafia-nos!" referiu José Manuel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração eleito.


Link Relacionado:  Mais informações



Sem comentários: