quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Lipor investe 1ME em 9 viaturas de recolha de biorresíduos movidas a gás natural

 


Lipor investe 1ME em 9 viaturas de recolha de biorresíduos movidas a gás natural


A Lipor, empresa intermunicipal de tratamento de resíduos, investiu um milhão de euros na aquisição de nove viaturas de recolha de biorresíduos movidas a gás natural para servir oito concelhos da Área Metropolitana do Porto.


O investimento de cerca de um milhão de euros “reforça a aposta da Lipor e dos municípios associados na promoção da recolha seletiva da fração de biorresíduos (alimentares e verdes), ajudando ao cumprimento das metas e objetivos de Portugal perante a União Europeia”, destaca a empresa em comunicado enviado hoje.

As nove viaturas que foram entregues hoje foram financiadas pelo programa POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) do Portugal 2020 e servem também a “busca por soluções alternativas que ajudam e diminuir a poluição do ar e o ruído nos grandes centros urbanos”.

“O gás natural comprimido é um dos combustíveis que, quer em termos de custos quer em termos de impacto no ambiente, pela ausência de enxofre, hidrocarbonetos e partículas nas saídas e baixas emissões de CO2 [dióxido de carbono], mais concorre para os objetivos de descarbonização”, refere a nota.

A Lipor realça ainda o “triplo impacto positivo” desta opção, que permite o “aumento das quantidades de recicláveis recolhida, o cumprimento da obrigação da implementação da recolha seletiva de biorresíduos e a diminuição da poluição nas áreas urbanas”.

Esta empresa intermunicipal é responsável pela gestão, valorização e tratamento de resíduos urbanos dos municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.

Anualmente, trata 500 mil toneladas de resíduos produzidos por um milhão de habitantes e baseia a sua atividade nas componentes da “valorização multimaterial, valorização orgânica e valorização energética, complementadas por um aterro sanitário para receção dos rejeitados e de resíduos previamente preparados.


FONTE Lusa/Fim


































Nova administração da Lipor tomou posse


Realizou-se nesta quarta feira (15 dez.), a eleição para os Órgãos Sociais da Lipor, para o mandato 2021/ 2025.


O presidente da Câmara Municipal de Espinho, Miguel Reis, é elemento integrante do Conselho de Administração e assume também lugar na Assembleia Intermunicipal, ao qual se juntam as vereadoras do seu executivo, Maria Manuel Cruz e Leonor Fonseca.

A Presidência do Conselho de Administração será assegurada pela Câmara Municipal de Valongo, na pessoa do seu presidente, José Manuel Ribeiro.

 A Mesa da Assembleia Intermunicipal terá como Presidente a Câmara Municipal de Gondomar, representado pelo seu presidente, Marco Martins.

 Na cerimónia de tomada de posse o Conselho de Administração assumiu que dará continuidade ao Projeto Lipor, sempre numa perspetiva de Serviço Público e Melhoria Contínua, honrando o muito trabalho realizado ao longo dos 39 anos de vida da organização!

 "Olhar para trás orgulha-nos, olhar o presente honra-nos, pensar e imaginar o futuro desafia-nos!" referiu José Manuel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração eleito.


Link Relacionado:  Mais informações



Sem comentários: