Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Metro do Porto - A construção da estação Casa da Música 2


 Nova estação da Casa da Música será a "segunda Trindade" do metro do Porto


Debaixo da Avenida de França, no Porto, a cerca de 20 metros de profundidade, nasce uma "segunda Trindade" da rede de metro. 

A nova estação da Casa da Música terá ligação a todas as linhas, incluindo aos dois novos traçados: Rosa e Rubi (até Gaia). Só não terá ligação à Linha Amarela.

Debaixo da Avenida da França continua a construção da estação Casa da Música (II), referente à empreitada da Linha Rosa (G). 

Cerca de uma centena de estacas sustêm a superfície e permitem a realização dos trabalhos que decorrem, 24 horas por dia, no subsolo desta artéria.


Atrasos


O atraso no cumprimento do prazo inicial para terminar a construção da Linha Rosa (final de 2024.) é justificado pela Metro de várias formas.

Os trabalhos deveriam ter começado em abril de 2021 e só avançaram em outubro. Essa demora também se reflete na alteração da data de conclusão da empreitada.


Revisão do plano


Ao mesmo tempo, a “desatualização ou inexistência de cadastros dos serviços” subterrâneos e “trabalhos de arqueologia de magnitude inesperada”, obrigou a uma revisão do plano de obra.



Conclusão em 2025


Na sequência dessas alterações, foi aprovado, em maio de 2022, um plano de trabalhos modificado. 

Foi novamente revisto e aponta o fim da obra para julho de 2025.


Túnel de três quilómetros até à Baixa


Com quatro estações subterrâneas e um percurso em túnel de quase três quilómetros, a Linha Rosa do metro do Porto vem fechar o primeiro anel da rede. 

O traçado parte da Casa da Música, alargando a estação.

 já existente, passando pela Galiza e pelo Hospital de Santo António, com destino à Baixa do Porto. 

Os projetos das estações têm a assinatura do arquiteto Eduardo Souto de Moura. 

Mas ao desenho da estação de S.Bento junta-se também Álvaro Siza.











Sem comentários: