segunda-feira, 14 de agosto de 2006

Rebaixamento da linha-férrea 14-08-2006



Linha do Norte vai atravessar Espinho em túnel


A Linha do Norte vai ser reformulada na zona de Espinho, passando a atravessar a cidade em túnel, numa obra de 50 milhões de euros que estará concluída dentro de três anos.

Assinado hoje entre a REFER - Rede Ferroviária Nacional, e a Câmara de Espinho, o contrato para a obra obriga a autarquia a comparticipar em 40 por cento dos custos, disse à Lusa o presidente da autarquia, José Mota.

Por seu turno, o porta-voz da REFER, Rui Reis, disse que a obra a executar respeita, "grosso modo", um projecto similar que deveria ter arrancado em 1999, mas que entretanto foi protelado.

José Mota confirmou "pequenas alterações" ao projecto de 1999, frisando que negociações desenvolvidas entre a Câmara de Espinho e a REFER permitiram "salvaguardar" o respeito por algumas exigências da autarquia, nomeadamente o não desvirtuamento dos planos de desenvolvimento da cidade, consagrados no Plano Director Municipal, agora em revisão.

"Embora se trate de um processo em andamento, não deixo de respirar de alívio", comentou José Mota.

No princípio deste ano, a Refer escreveu à Câmara de Espinho equacionando um eventual abandono do projecto para o enterramento da Linha no Norte no perímetro daquela cidade.

Mais tarde, a 11 de Fevereiro, as partes reuniram-se em Lisboa e a rede ferroviária nacional aceitou retomar o projecto, procedendo apenas a alterações decorrentes do abandono do propósito da quadruplicação da ferrovia.

Nesse encontro, a autarquia e a administração da Refer decidiram mesmo constituir dois grupos de trabalho mistos (um do foro técnico e outro do foro técnico-financeiro) para reformular algumas cláusulas do protocolo assinado entre as partes em Maio de 1999.

O projecto para enterramento da Linha do Norte prevê a substituição da estação de Espinho e um novo interface de apoio à Linha do Vouga (ligação Espinho-Sernada).

Prevê ainda a construção de uma alameda por cima do túnel, com 1,1 quilómetros de extensão, zonas verdes e pedonais, bem como estacionamentos para automóveis e autocarros.

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