sábado, 13 de abril de 2019

Comemorações do Dia do Regimento de Engenharia Nº3 2019



Entregues os Estandartes Nacionais às Forças que irão para o Iraque e Afeganistão


Enquadrada nas celebrações do 13º aniversário da Brigada de Intervenção (BrigInt) e do 43º aniversário do Regimento de Engenharia Nº 3 (RE3), decorreu no passado sábado, junto à Praia da Frente Azul, em Espinho, a cerimónia de entrega do Estandarte Nacional (EN) ao 9º Contingente Nacional, a empenhar na Operation Inherent Resolve (9CN/OIR) no Teatro de Operações (TO) do Iraque, e à 3ª Força Nacional Destacada (3FND) para o TO do Afeganistão, que se constituirá como Força de Reação Rápida (Quick Reaction Force - QRF), integrada na Resolute Support Mission (RSM) da NATO.

O Exército Português, através da BrigInt, encontra-se na fase final do aprontamento das Forças Nacionais que serão destacadas para o TO do Iraque e do Afeganistão, no âmbito dos compromissos internacionais assumidos por Portugal. O 9CN/OIR, constituído por 30 militares, irá apoiar a formação das Forças de Segurança Iraquianas e a 3FND/QRF/RSM, composta por 154 militares, irá contribuir para a segurança do Aeroporto Internacional Hamid Karzai, em Cabul.

A cerimónia militar de entrega dos EN foi presidida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército e Comandante das Forças Terrestres, Tenente-General Guerra Pereira, e contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Espinho, Joaquim Moreira, entre outras entidades militares e civis, bem como dos familiares e amigos dos militares do 9CN/OIR e da 3FND/QRF/RSM, que se quiseram associar ao evento.

O Comandante da BrigInt, Brigadeiro-General Matos Alves, na sua intervenção, mostrou confiança em todos os militares e civis que prestam serviço na Brigada e recordou as atividades desenvolvidas no decorrer do ano transato. Destacou não só o aprontamento de Forças e a projeção de 6 Viaturas Blindadas de Rodas PANDUR II 8x8, e as respetivas guarnições, no reforço da capacidade blindada da FND no TO da República Centro-Africana, como também as ações de apoio ao desenvolvimento e bem-estar das populações, nomeadamente as operações de limpeza e regularização do espaço público, aquando da passagem da Tempestade Leslie, que totalizou mais de 29 mil horas de trabalho, o empenhamento de 8 500 militares e 2 300 viaturas. No âmbito das celebrações do Dia do RE3, o Brigadeiro-General Matos Alves enalteceu o desempenho do Regimento, citando, a título de exemplo, os apoios externos aos municípios de Espinho, Pedrogão Grande e Sever do Vouga, as ações de prevenção dos fogos rurais, com patrulhas de vigilância e ações de rescaldo a incêndios em diversos pontos do território nacional.

Por sua vez, o Tenente-General Guerra Pereira, dirigindo-se aos militares das duas FND, salientou que este ato simbólico da entrega do EN, para além de representar a confirmação "de que estão prontos e certificados para cumprir a missão", também personifica "o cumprimento singelo, mas extremamente nobre de qualquer Soldado: servir a Pátria onde e quando esta o determine". Mostrou confiança nos militares portugueses, que agora findaram o período de treino específico orientado para os TO do Iraque e do Afeganistão, afirmando que o Exército confia nas capacidades das duas Forças, na certeza de que irão desempenhar a missão "com o mesmo brilho que tem sido apanágio do Soldado Português". A terminar, manifestou um "elevado apreço por todos os militares e civis que servem no RE3 e na BrigInt pelo excelente desempenho e objetivos alcançados durante o último ano", evidenciando o contributo desenvolvido no âmbito da atividade operacional, do Apoio Militar de Emergia e, ainda, da formação dos recursos humanos.

Sem comentários: