Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

sábado, 13 de abril de 2019

Comemorações do Dia do Regimento de Engenharia Nº3 2019



Entregues os Estandartes Nacionais às Forças que irão para o Iraque e Afeganistão


Enquadrada nas celebrações do 13º aniversário da Brigada de Intervenção (BrigInt) e do 43º aniversário do Regimento de Engenharia Nº 3 (RE3), decorreu no passado sábado, junto à Praia da Frente Azul, em Espinho, a cerimónia de entrega do Estandarte Nacional (EN) ao 9º Contingente Nacional, a empenhar na Operation Inherent Resolve (9CN/OIR) no Teatro de Operações (TO) do Iraque, e à 3ª Força Nacional Destacada (3FND) para o TO do Afeganistão, que se constituirá como Força de Reação Rápida (Quick Reaction Force - QRF), integrada na Resolute Support Mission (RSM) da NATO.

O Exército Português, através da BrigInt, encontra-se na fase final do aprontamento das Forças Nacionais que serão destacadas para o TO do Iraque e do Afeganistão, no âmbito dos compromissos internacionais assumidos por Portugal. O 9CN/OIR, constituído por 30 militares, irá apoiar a formação das Forças de Segurança Iraquianas e a 3FND/QRF/RSM, composta por 154 militares, irá contribuir para a segurança do Aeroporto Internacional Hamid Karzai, em Cabul.

A cerimónia militar de entrega dos EN foi presidida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército e Comandante das Forças Terrestres, Tenente-General Guerra Pereira, e contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Espinho, Joaquim Moreira, entre outras entidades militares e civis, bem como dos familiares e amigos dos militares do 9CN/OIR e da 3FND/QRF/RSM, que se quiseram associar ao evento.

O Comandante da BrigInt, Brigadeiro-General Matos Alves, na sua intervenção, mostrou confiança em todos os militares e civis que prestam serviço na Brigada e recordou as atividades desenvolvidas no decorrer do ano transato. Destacou não só o aprontamento de Forças e a projeção de 6 Viaturas Blindadas de Rodas PANDUR II 8x8, e as respetivas guarnições, no reforço da capacidade blindada da FND no TO da República Centro-Africana, como também as ações de apoio ao desenvolvimento e bem-estar das populações, nomeadamente as operações de limpeza e regularização do espaço público, aquando da passagem da Tempestade Leslie, que totalizou mais de 29 mil horas de trabalho, o empenhamento de 8 500 militares e 2 300 viaturas. No âmbito das celebrações do Dia do RE3, o Brigadeiro-General Matos Alves enalteceu o desempenho do Regimento, citando, a título de exemplo, os apoios externos aos municípios de Espinho, Pedrogão Grande e Sever do Vouga, as ações de prevenção dos fogos rurais, com patrulhas de vigilância e ações de rescaldo a incêndios em diversos pontos do território nacional.

Por sua vez, o Tenente-General Guerra Pereira, dirigindo-se aos militares das duas FND, salientou que este ato simbólico da entrega do EN, para além de representar a confirmação "de que estão prontos e certificados para cumprir a missão", também personifica "o cumprimento singelo, mas extremamente nobre de qualquer Soldado: servir a Pátria onde e quando esta o determine". Mostrou confiança nos militares portugueses, que agora findaram o período de treino específico orientado para os TO do Iraque e do Afeganistão, afirmando que o Exército confia nas capacidades das duas Forças, na certeza de que irão desempenhar a missão "com o mesmo brilho que tem sido apanágio do Soldado Português". A terminar, manifestou um "elevado apreço por todos os militares e civis que servem no RE3 e na BrigInt pelo excelente desempenho e objetivos alcançados durante o último ano", evidenciando o contributo desenvolvido no âmbito da atividade operacional, do Apoio Militar de Emergia e, ainda, da formação dos recursos humanos.

Sem comentários: