quarta-feira, 17 de março de 2021

Calceteiros nas ruas de Espinho

 

Calceteiros  nas ruas de Espinho



























Calceteiros



A Escola de Calceteiros criada, pela Câmara Municipal de Lisboa em Novembro de 1986, devido à preocupação de perder os conhecimentos sobre calcetar. 


Pretendeu-se, por esta via, renovar o efetivo de calceteiros municipais e divulgar a Arte de Calcetamento.

Ao longo dos anos têm sido formados profissionais, homens e mulheres, que assimilando os saberes de velhos mestres, vão assegurando a "sobrevivência" da calçada portuguesa. 

A arte de calcetar "ao quadrado", o "desdobrar da pedra" e o "malhetar" são expressões que a Escola de Calceteiros recupera numa profissão genuinamente portuguesa e intimamente ligada ao nosso património cultural.

A Escola realiza formação através de cursos de Educação e Formação de Adultos, bem como workshops sobre a calçada.

Além disso desenvolve atividades de sensibilização sobre a Calçada Portuguesa, consciencializando para a necessidade da sua preservação.

Público-alvo: alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, bem como a população em geral.
A Escola de Calceteiros possui, ainda, um acervo documental, disponível para consulta (mediante pedido).
 
Da autoria de Sérgio Stichini, em Dezembro de 2006, foi inaugurado também um Monumento ao Calceteiro, sito na Rua da Vitória (baixa Pombalina), entre as Rua da Prata e Rua dos Douradores.

 Actualmente, encontra-se na Praça dos Restauradores, onde foi colocado depois de ter sido vandalizado e recuperado.

Os calceteiros tiram partido do sistema de diaclases do calcário para, com o auxílio de um martelo, fazerem pequenos ajustes na forma da pedra, e utilizam moldes para marcar as zonas de diferentes cores, de forma a que repetem os motivos em sequência linear (frisos) ou nas duas dimensões do plano (padrões).

Sem comentários: