Guerra nas estradas

Guerra nas estradas
O Blogue nasceu através de uma das séries da Guerra nas Estradas na TV canal AMC Break O Blogue Guerra nas Estradas conta histórias passa-se nas nossas estradas e nas ruas. Peões, ciclistas e condutores não respeitam as regras do código de estrada. As imagens de vídeos valem mais que mil palavras.

Direito autoral ou direito de autor

Direito autoral ou direito de autor
AVISO

sábado, 20 de março de 2021

Fotogaleria Gazeta de Espinho - Casas guardas passagem de nível de Paramos

 


Casas guardas  passagem de nível de Paramos 


























https://b5udy4.s.cld.pt


Guarda de Passagem de Nível – Profissão em extinção FOTOGRAFIAS


O caso das campainhas de passagem de nível




Adota o comportamento mais seguro numa passagem de nível?


Seja na condição de peão ou na de condutor, deverá parar sempre antes de atravessar uma passagem de nível e seguir regras de segurança. 


Conhece quais são?

Nos últimos cinco anos registaram-se em Portugal 99 acidentes em passagens de nível, dos quais resultaram 71 vítimas (28 mortos, 9 feridos graves e 34 feridos ligeiros). 


As estatísticas são da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária que explicita que desses 99 acidentes, 76 foram colisões com veículos e 23 foram peões colhidos por veículos.

As autoridades evidenciam ainda que 63 desses 99 acidentes ocorreram em passagens de nível com guarda ou automatizadas e 36 verificaram-se em passagens de nível sem guarda ou sem barreiras.

No âmbito de uma recomendação de segurança do GPIAAF – Gabinete de Prevenção de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários, ANSR, IMT e IP desenvolvem um folheto de sensibilização que visa promover a adoção de comportamentos seguros em passagens de nível, com vista à redução desta tipologia de acidente.

A brochura informativa fornece indicações de segurança, quer para condutores de veículos, quer para peões.

A importância do tema motiva-nos a partilhar essas recomendações.

Regras a seguir pelos condutores.

Desde logo, na aproximação das passagens de nível, o condutor deverá reduzir a velocidade e parar antes do Stop (pelo menos 2 m antes). 

Certifique-se que não vê nem ouve a aproximação de um comboio.

Certifique-se ainda que a saída está livre para não ficar retido entre as barreiras ou meias barreiras.

Deverá redobrar as atenções se conduzir um veículo pesado, tendo em atenção a largura, o comprimento e o peso do veículo.

Se é condutor de um veículo e se depara com a sinalização luminosa ativada durante o atravessamento da passagem de nível deverá continuar a marcha e sair rapidamente da via-férrea.

Na eventualidade do veículo ter ficado bloqueado entre as barreiras ou meias barreiras, deverá retirar imediatamente o veículo da via-férrea, quebrando mesmo as barreiras ou meias barreiras.

Se, porventura, não conseguir, as autoridades pedem para que saia do veículo e se afaste rapidamente da passagem de nível. 

Deve contactar imediatamente o número verde inscrito na placa de sinalização constante na passagem de nível ou o número europeu de emergência (112).

Se o veículo avariar durante o atravessamento da passagem de nível, as indicações vão no sentido de que o condutor deverá sair da viatura e afastar-se rapidamente da passagem de nível. 

Contacte de imediato o número verde ou o número europeu de emergência (112).


Regras a seguir pelos peões


Os peões também devem ser prudentes no atravessamento de uma passagem de nível.

Nunca deve atravessar a passagem de nível com as barreiras fechadas e/ou após a sinalização luminosa ser ativada. 

Deverá aguardar que todos os avisos parem por completo, efetuando, de seguida, o atravessamento a direito e com rapidez, mas sem correr.

 Outra regra é nunca parar sobre a linha férrea nem a meio do atravessamento por razão alguma.

Tendo em vista a máxima concentração, não deve utilizar o telemóvel ou auscultadores nos ouvidos.

 Deve desligar os aparelhos sonoros para ouvir os sons do exterior.

Do mesmo modo nunca deverá circular a pé pela linha, nem atravessar em locais não assinalados para o efeito: tenha em atenção que a dimensão dos comboios ultrapassa a largura dos carris.


Sem comentários: