sábado, 20 de março de 2021

Casas guardas passagem de nível de Paramos

 


Casas guardas  passagem de nível de Paramos 


























https://b5udy4.s.cld.pt


Guarda de Passagem de Nível – Profissão em extinção FOTOGRAFIAS


O caso das campainhas de passagem de nível




Adota o comportamento mais seguro numa passagem de nível?


Seja na condição de peão ou na de condutor, deverá parar sempre antes de atravessar uma passagem de nível e seguir regras de segurança. 


Conhece quais são?

Nos últimos cinco anos registaram-se em Portugal 99 acidentes em passagens de nível, dos quais resultaram 71 vítimas (28 mortos, 9 feridos graves e 34 feridos ligeiros). 


As estatísticas são da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária que explicita que desses 99 acidentes, 76 foram colisões com veículos e 23 foram peões colhidos por veículos.

As autoridades evidenciam ainda que 63 desses 99 acidentes ocorreram em passagens de nível com guarda ou automatizadas e 36 verificaram-se em passagens de nível sem guarda ou sem barreiras.

No âmbito de uma recomendação de segurança do GPIAAF – Gabinete de Prevenção de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários, ANSR, IMT e IP desenvolvem um folheto de sensibilização que visa promover a adoção de comportamentos seguros em passagens de nível, com vista à redução desta tipologia de acidente.

A brochura informativa fornece indicações de segurança, quer para condutores de veículos, quer para peões.

A importância do tema motiva-nos a partilhar essas recomendações.

Regras a seguir pelos condutores.

Desde logo, na aproximação das passagens de nível, o condutor deverá reduzir a velocidade e parar antes do Stop (pelo menos 2 m antes). 

Certifique-se que não vê nem ouve a aproximação de um comboio.

Certifique-se ainda que a saída está livre para não ficar retido entre as barreiras ou meias barreiras.

Deverá redobrar as atenções se conduzir um veículo pesado, tendo em atenção a largura, o comprimento e o peso do veículo.

Se é condutor de um veículo e se depara com a sinalização luminosa ativada durante o atravessamento da passagem de nível deverá continuar a marcha e sair rapidamente da via-férrea.

Na eventualidade do veículo ter ficado bloqueado entre as barreiras ou meias barreiras, deverá retirar imediatamente o veículo da via-férrea, quebrando mesmo as barreiras ou meias barreiras.

Se, porventura, não conseguir, as autoridades pedem para que saia do veículo e se afaste rapidamente da passagem de nível. 

Deve contactar imediatamente o número verde inscrito na placa de sinalização constante na passagem de nível ou o número europeu de emergência (112).

Se o veículo avariar durante o atravessamento da passagem de nível, as indicações vão no sentido de que o condutor deverá sair da viatura e afastar-se rapidamente da passagem de nível. 

Contacte de imediato o número verde ou o número europeu de emergência (112).


Regras a seguir pelos peões


Os peões também devem ser prudentes no atravessamento de uma passagem de nível.

Nunca deve atravessar a passagem de nível com as barreiras fechadas e/ou após a sinalização luminosa ser ativada. 

Deverá aguardar que todos os avisos parem por completo, efetuando, de seguida, o atravessamento a direito e com rapidez, mas sem correr.

 Outra regra é nunca parar sobre a linha férrea nem a meio do atravessamento por razão alguma.

Tendo em vista a máxima concentração, não deve utilizar o telemóvel ou auscultadores nos ouvidos.

 Deve desligar os aparelhos sonoros para ouvir os sons do exterior.

Do mesmo modo nunca deverá circular a pé pela linha, nem atravessar em locais não assinalados para o efeito: tenha em atenção que a dimensão dos comboios ultrapassa a largura dos carris.


Sem comentários: