segunda-feira, 22 de março de 2021

GNR deteta descarga ilegal de resíduos industriais em ribeira na Feira

 


GNR deteta descarga ilegal de resíduos industriais em ribeira na Feira



A GNR identificou uma fábrica de papel por descarga ilegal de águas residuais industriais na ribeira de Silvalde, em Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro, informou hoje aquela força militar.


Em comunicado, a GNR esclarece que a descarga ilegal foi detetada no sábado, no decurso do patrulhamento ambiental e monitorização das linhas de água e após diversas denúncias de descargas ilegais para a ribeira de Silvalde, na localidade de São Paio de Oleiros.

Segundo a GNR, os elementos do Núcleo de Proteção Ambiental constataram a existência de “uma caixa de visita de rede com ligação às águas pluviais, cuja água apresentava uma coloração branca”.

“No seguimento de diligências para averiguar a proveniência das descargas ilegais, foi possível identificar o ramal de ligação às águas pluviais onde estava a ocorrer a descarga, sendo efetuada uma fiscalização e confirmada a existência da rejeição das águas residuais”, refere a mesma nota.

Fonte da GNR revelou entretanto à Lusa que a descarga ilegal era proveniente de uma fábrica de papel situada em São Paio de Oleiros, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação que foi enviado à Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

A ribeira de Silvalde nasce em Sanguedo, no concelho de Santa Maria da Feira, e vai desaguar no mar em Espinho.


Fonte Lusa/Fim





Sem comentários: