segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Câmara de Espinho apoia com 45.000 euros três promotores culturais do concelho


Câmara de Espinho apoia com 45.000 euros três promotores culturais do concelho


 A Câmara Municipal de Espinho anunciou hoje a atribuição de um apoio global de 45.000 euros aos promotores dos principais festivais de cinema e música desse concelho do distrito de Aveiro, entre os quais o Cinanima e o FEST.

A medida ainda vai ser analisada esta terça-feira em reunião do executivo camarário, mas deverá ser aprovada, uma vez que a liderança do PSD tem maioria nesse órgão autárquico.

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara revela que são três as entidades a beneficiar: a Cooperativa Nascente, que organiza o Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho; a associação cultural FEST, promotora do festival homónimo dedicado à divulgação de jovens realizadores de todo o mundo; e a Academia de Música, enquanto entidade que tutela a programação regular do Auditório de Espinho e também realiza o FIME - Festival Internacional de Música de Espinho.

"Estamos a falar dos agentes culturais com maior relevância do concelho e, além dos subsídios que já lhes atribuímos regularmente, decidimos apoiar cada um com 15.000 euros adicionais porque temos perfeita noção de que a pandemia os obrigou a algum investimento e, ao mesmo tempo, vai impossibilitar a afluência de público que seria normal para garantir a sustentabilidade económica dos seus eventos", explicou Joaquim Pinto Moreira.

O autarca social-democrata realça que esse apoio é ainda mais necessário considerando que os recursos humanos afetos a essas três instituições exercem funções a tempo inteiro.

"Não podemos comparar a dinâmica cultural de uma coletividade pequena, cujos associados têm um emprego normal e só se dedicam à estrutura no tempo livre, com instituições da dimensão destas três, onde toda a gente trabalha a tempo inteiro como agente cultural e está obviamente a passar um mau bocado", notou Pinto Moreira.

No caso do festival Cinanima, a sua realização continua prevista para o próximo mês de novembro, como habitualmente, mas ainda não são conhecidas as mudanças impostas pela atual situação epidemiológica, sendo certo que a afluência às diferentes sessões competitivas será este ano reduzida.

Já no que se refere ao FEST - Festival Novos Realizadores Novo Cinema, que por norma decorre no mês de junho, a edição de 2020 acabou por realizar-se em agosto, numa adaptação que envolveu a aquisição de um sistema de projeção exterior para formato ‘drive-in’ (o que envolve uma tela ar ao livre e um sistema de áudio próprio para que os espectadores possam seguir o filme a partir de um carro estacionado, sintonizando a fita sonora através do respetivo rádio).

Quanto à Academia de Espinho, por sua vez, o apoio extra da autarquia visar ajudar a suportar as despesas com a programação regular do Auditório, cuja programação trimestral até final de 2020 foi esta manhã e incluirá concertos como as estreias nacionais do pianista holandês Joep Bevin e do cantor espanhol Rodrigo Cuevas, e o lançamento ao vivo do novo álbum de originais da banda "Três Triste Tigres".

Fonte : Lusa/Fim

Sem comentários: