sábado, 19 de setembro de 2020

Espinho | PAN Repudia/Condena Abate de Árvores

 































PAN Repudia/Condena Abate de Árvores



Espinho, 18 de setembro de 2020 - O PAN - Pessoas-Animais-Natureza repudia o recente abate indiscriminado de árvores adultas saudáveis promovido pela Câmara Municipal de Espinho e justificado pela necessidade de espaço para a requalificação da rua 19 com o objetivo da construção de uma ciclovia. 

Esta foi uma obra realizada com recurso a fundos comunitários para a construção de ciclovias. 

Estes fundos têm como objetivo contribuir para o combate à crise climática, uma vez que estas estruturas, utilizadas em meio urbano por bicicletas e outros meios de mobilidade suave, contribuem significativamente para a redução de emissões de carbono e são uma das estratégias no combate à crise climática que atualmente vivenciamos.

O PAN considera fundamental a aposta em ciclovias na cidade, proporcionando condições e incentivos à utilização crescente destes meios de mobilidade. 

No entanto, o partido repudia veemente a opção política do Executivo Municipal ao proceder ao abate destas árvores para dar lugar às novas estruturas, considerando que a prioridade deveria de ter sido a da coexistência de usos entre ciclovias e árvores. 

O abate de árvores deve acontecer apenas em situações extraordinárias e devidamente justificadas. 

“Não podemos aceitar nem deixar de lamentar esta decisão da Câmara Municipal.

 As árvores são também elas fundamentais no combate às alterações climáticas, tal como as ciclovias, e fazem parte do património ecológico da cidade. 

Bem sabemos que nenhuma árvore conseguirá verdadeiramente substituir na totalidade as já abatidas, no entanto, de forma a minimizar o impacto deste abate, a existência de um plano de replantação destas árvores ou a plantação de novas seria o mínimo que esperávamos por parte do Executivo Municipal, sendo com preocupação que tal não verificámos”. - lamenta Catarina Pinto do PAN Espinho

O PAN alerta, ainda, para o facto de que as ciclovias não devem significar a diminuição do espaço dos peões, mas sim da estrada, sendo construídas ao nível desta, lamentando a diminuição do espaço do passeio que se irá verificar com esta intervenção.

“Congratulamos toda a mobilização dos munícipes que desta situação resultou. 

Esperamos que, desta forma, a Câmara Municipal repense o decurso desta e de futuras obras, uma vez que sabemos estarem previstas mais ciclovias para a cidade. 

Da nossa parte, estaremos atentos e usaremos todos os recursos que estão ao nosso alcance para evitar o abate injustificado de mais árvores na nossa cidade, estando o PAN totalmente disponível para fazer parte da solução.” - afirma Catarina Pinto.


Sem comentários: