quinta-feira, 9 de julho de 2020

Festival de cinema FEST apresenta 10 filmes em estreia nacional em Agosto 2020



Festival de cinema FEST apresenta 10 filmes em estreia nacional em Agosto 


O festival de cinema FEST, que, pela primeira vez, se realiza em simultâneo entre Espinho, Porto e Lisboa, vai apresentar 10 filmes estrangeiros em estreia nacional, anunciou hoje o evento.

"Babyteeth", de Shanon Murphy, 

"Jumbo", de Zoé Wittock,

"Lovemobil", de Elke Margarete Lehrenkrauss,

 "Maternal", de Maura Delpero,

"Meanwhile On Earth", de Carl Olsson,

 "Pacificado", de Paxton Winters,

"Papicha", de Mounia Meddour,

 "Patrick", de Tim Mielants,

 "The Earth Is Blue as an Orange", de Iryna Tsilyk, e
"Wildland", de Jeanette Nordahl, são os filmes que compõem a competição de longas-metragens do FEST.

O FEST acontece entre 02 e 09 de agosto, e tinha já anunciado sessões de 'drive-in', com ciclos de humor, terror e fantástico.

Projeto :Papercutz atua no CCB em 24 de setembro

O projeto :Papercutz vai atuar no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no dia 24 de setembro, com a neozelandesa Shannon Lawn e outros convidados nacionais “surpresa”, anunciou hoje o grupo que lançou este ano o terceiro álbum de originais, intitulado “King Ruiner”.

“Os :PAPERCUTZ iam ter a sua maior digressão de sempre fora de portas mas não querem deixar a oportunidade de este ano apresentar o seu trabalho ao público português, e ficamos muito contentes de saber que o CCB vai continuar a sua programação e produzir o nosso concerto que será o contacto ideal em Lisboa com o nosso mais recente álbum", diz, em comunicado, o músico e líder do projeto, Bruno Miguel.

Adicionalmente, os :Papercutz anunciaram também uma edição especial de “King Ruiner”, que conta com os portugueses Octa Push, Throes + The Shine, Scúru Fitchádu, Pedro, FARWARMTH, IVVVO e Ondness.

Filme sobre investigação arqueológica portuguesa vence prémio "Ciencia en Acción"

A curta-metragem de animação "O Cão de Muge – Um amigo pré-histórico" foi distinguida no concurso internacional "Ciencia en Acción 2020", informou hoje a divisão de Relações Externas e Internacionais da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

"O Cão de Muge – Um amigo pré-histórico", que envolve investigadores do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, foi distinguido com o primeiro prémio da categoria Materiais Didáticos de Ciência e Trabalhos de Divulgação Científica do concurso, ‘ex-aequo’ com produções de investigadores do Planetário e da Universidade Ramon Llull, de Barcelona, e do Instituto de Geociências de Madrid.

Feita com os investigadores Cleia Detry, Ana Elisabete Pires, Catarina Ginja, Inês Carrilho, Maria Vieira, Joana Manarte e Ricardo Matos, segundo a informação disponível no 'site' do prémio, a curta-metragem conta a história de um cão com cerca de 7.600 anos, descoberto no século XIX, numa escavação em Muge, na região de Salvaterra de Magos, e desde então depositado no Museu Geológico, onde foi novamente descoberto em 2000. A investigação posterior permitiu, através de estudos de ADN antigo, tomografia computadorizada, datação por radiocarbono, análise de isótopos, de genómica e de imagiologia, obter dados sobre a vida e a morte do cão, documentados no filme.

Segundo o 'site' da Direção-Geral do Património Cultural, presente no projeto através do seu Laboratório de Arqueociências, a investigação conta também com o Museu Geológico de Lisboa, o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, da Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva da Universidade do Porto, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, a Faculdade de Medicina Veterinária e a Escola de Comunicação Arquitetura, Artes e Tecnologias de Informação, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

O concurso internacional "Ciencia en Acción" é promovido pelo Conselho Superior de Investigações Científicas e pelas Reais Sociedades de Física, Química, Astronomia e Geologia de Espanha.

Sem comentários: