terça-feira, 14 de julho de 2020

Operação nacional “2 Rodas ou 4 rodas, há espaço para todos”


Operação nacional “2 Rodas ou 4 rodas, há espaço para todos” 


A Polícia de Segurança Pública (PSP), de 07 a 13 de julho, dedicou especial atenção à fiscalização específica dos veículos de duas rodas com motor, bem como dos comportamentos dos demais utentes da via que coloquem em causa a segurança dos condutores dos veículos de duas rodas.

Esta operação, que mobilizou cerca de 2 000 Polícias a nível nacional, permitiu a fiscalização de mais de 21 000 viaturas, das quais 3 070 veículos de duas rodas, bem como o controlo de velocidade de 58 000 viaturas (em controlos de velocidade que a PSP continua a anunciar nas redes sociais).

Neste âmbito, o Comando Distrital de Aveiro, durante o período referido, levou a efeito 24 ações de prevenção e fiscalização na sua área de jurisdição.

Foram fiscalizadas 807 viaturas, das quais 273 veículos de duas rodas. Concretizaram-se 17 detenções, das quais 15 por condução sob o efeito do álcool, 1 por falta de habilitação legal e 1 por desobediência. Destas, 2 detenções foram registadas enquanto condutores de veículos de duas rodas a motor.

Foram levantados 284 autos de contraordenação por condução sob o efeito de álcool (taxa de alcoolemia de 0,50 g/l a 1,19 g/l), uso do telemóvel durante a condução, não sinalização de manobras, não utilização do sistema de retenção, falta de seguro de responsabilidade civil, falta de inspeção periódica obrigatória, entre outras infrações.

Foram, ainda, apreendidas 8 viaturas e 7 documentos.

A Polícia de Segurança Pública acredita contribuir de forma relevante, com a execução destas operações, para a diminuição dos índices de sinistralidade.

Apelamos a todos os condutores que mantenham uma atitude prudente durante a condução, contribuindo para que, também neste capítulo, Portugal venha a ser um dos países mais seguros do mundo.

Esta operação, enquadrada na prossecução dos objetivos delineados no Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária (PENSE 2020), incidiu na fiscalização de determinados comportamentos que contribuem para a ocorrência de acidentes rodoviários com consequências graves.

Sem comentários: