“Operação Columba” da PSP - Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário
Os exames finais nacionais do Ensino Secundário, do ano letivo 2019/2020, realizam-se nos meses de julho e setembro, e, à semelhança do que vem sucedendo nos anos anteriores, apesar da existência de soluções alternativas, nomeadamente, um maior recurso às novas tecnologias, cada vez mais presentes nas escolas, e às empresas especializadas neste tipo de entregas, o Ministério da Educação e Ciência voltou a solicitar a colaboração das forças de segurança.
Esta colaboração materializa-se na “Operação Columba”, de âmbito nacional, em que a Polícia de Segurança Pública envolve um considerável empenhamento de meios, a fim de:
• transportar, guardar, distribuir e recolher os enunciados das provas de exames finais da Editorial do Ministério da Educação e Ciência para os Estabelecimentos de Ensino;
• prestar segurança às sedes de agrupamento;
• transportar os exames finais realizados nos estabelecimentos de ensino para as sedes de agrupamento
• e transportar as provas de exames finais já corrigidas e cotadas das sedes de agrupamento para os estabelecimentos de ensino.
A finalidade da operação é garantir uma rigorosa inviolabilidade, confidencialidade e segurança das provas de exame, durante todo o tempo em que estas estejam sob a responsabilidade da PSP.
É, de facto, uma operação nacional de grande envergadura, em que o atual contexto pandémico obriga agora a inovar, para que se mantenha reduzida a possibilidade de transmissão do vírus, garantindo a entrega higienizada dos exames.
O Comando Distrital de Aveiro, da PSP, tem estado envolvido, assim, na referida operação, na área da sua jurisdição, nomeadamente, Aveiro, Espinho, São João da Madeira, Ovar e Santa Maria da Feira.
Sem comentários:
Enviar um comentário