sexta-feira, 9 de abril de 2021

Covid-19: Espinho abriu centro de vacinação para utentes também de Gaia e Gondomar

 


Espinho abriu centro de vacinação para utentes também de Gaia e Gondomar


 Espinho passou hoje a ter em funcionamento um centro de vacinação para servir cerca de 189 mil utentes do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Espinho e Vila Nova de Gaia, que também abrange uma freguesia de Gondomar.


Depois de alguns meses com a inoculação contra a covid-19 a decorrer apenas no Centro de Saúde de Espinho, que continuará a administrar vacinas como até aqui, a nova estrutura do distrito de Aveiro vem agora reforçar o ritmo de atendimento a uma comunidade de utentes que inclui igualmente os referidos dois concelhos do distrito do Porto.

"No centro de saúde de Espinho só conseguíamos aplicar 200 vacinas por dia. 

Agora, esse equipamento vai continuar a trabalhar com o mesmo número de doses que tinha até aqui, mas, com o centro de vacinação instalado na Casa da Cultura de Santiago de Silvalde, passámos a poder administrar mais 800 vacinas por dia, o que nos dá uma capacidade global de 1.000 utentes por jornada", anunciou à Lusa o presidente da autarquia, Joaquim Pinto Moreira.

O autarca social-democrata admite que o ritmo de vacinação nos últimos dois meses "podia ter sido muito maior" se o ACES Espinho Gaia tivesse aceitado esta solução há mais tempo.

"Quando o processo de vacinação arrancou disponibilizámos imediatamente instalações municipais para criação de um centro próprio, mas o ACES entendeu que isso não era necessário. 

O certo é que o centro de saúde veio a revelar-se insuficiente, dada a dimensão da comunidade a servir, e, quando o coordenador nacional do plano de vacinação escreveu às autarquias a solicitar que elas colaborassem na agilização do processo, voltámos a manifestar a nossa disponibilidade ao ACES e então é que eles aceitaram", revelou Pinto Moreira.

A escolha recaiu sobre a Casa da Cultura de Santiago de Silvalde, no edifício da antiga escola da Seara, porque o imóvel "tem todas as condições técnicas" para o trabalho a desenvolver, nomeadamente espaço para circuitos diferenciados de circulação, para vários gabinetes de enfermagem e para o recobro dos vacinados, assim como uma localização de fácil acessibilidade e um parque de estacionamento para profissionais de saúde, utentes e acompanhantes.

Recinto e equipa técnica estão aptos a exercer funções das 08:00 às 20:00, sete dias por semana, sendo que há a possibilidade de a estrutura funcionar também "durante a noite, caso se justifique".

"Haja é vacinas para isso!", realçou Pinto Moreira, na expectativa de que, entretanto, "não surja nenhum ‘berbicacho' a perturbar o ritmo da operação, como diz o primeiro-ministro".

O novo centro de vacinação gerido pelo ACES Espinho Gaia serve todo o concelho de Espinho, assim como a freguesia de Lomba no município de Gondomar e ainda outras 17 localidades no território de

 Gaia. 

São elas: São Félix da Marinha,
 
 Valadares,

 Vilar do Paraíso,

Gulpilhares, 

Canelas,

 Arcozelo, 

Serzedo, 

Sermonde, 

Grijó, 
 
Pedroso, 

Seixezelo, 

Olival, 

Crestuma,

 Lever e 

Sandim.

De acordo com a agência noticiosa francesa AFP, a covid-19 já provocou mais de 2,89 milhões de mortes em todo o mundo, na sequência de mais de 133 milhões de casos de infeção desde a descoberta do vírus SARS-CoV-2 em dezembro de 2019.

Em Portugal, o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde indica que a pandemia já causou 16.899 óbitos entre 825.633 infeções confirmadas.


FONTE : Lusa/Fim















Sem comentários: