segunda-feira, 12 de abril de 2021

Fundação ”la Caixa”, para a educação do século XXI na zona Centro Multimeios e “Vila Manuela”

 

Creactivity


Workshop itinerante do BPI e da Fundação "la Caixa" Espinho 


12 a 16 abril 2021 ,das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 19h00










Fundação ”la Caixa”, para a educação do século XXI



O EduCaixa é o programa que engloba toda a oferta educacional da Fundação ”la Caixa”, cujo objetivo é fomentar e promover a transformação da educação e, desta forma, responder às necessidades da sociedade do século XXI.


O EduCaixa é o programa destinado a alunos e professores do ensino primário e básico, ensino secundário e ciclos de formação de grau médio. 

O seu principal objetivo consiste em promover o desenvolvimento de competências dos alunos e oferecer à comunidade educativa recursos, atividades e práticas educacionais que cumpram esse objetivo.

https://fundacaolacaixa.pt/pt/educacao-bolsas/outras-atividades-educativas/creactivity

A Câmara Municipal de Espinho, através da Divisão de Educação e Juventude, recebe de 12 a 16 de abril o “Creactivity”, um espaço interativo que fomenta o desenho e a criatividade junto da comunidade escolar e familiar.

Trata-se de uma iniciativa do BPI e Fundação la Caixa, com o apoio do município, que desenvolve atividades para crianças a partir dos 6 anos, onde se pratica a Arte de pensar com as mãos, com elementos idealizados para impulsionar a criatividade, o espírito empreendedor, a cooperação e a reflexão.

O “Creativity” é um autocarro que se converte numa unidade móvel totalmente adaptada, para facilitar o acesso e a participação das pessoas com mobilidade reduzida

É um espaço concebido para despertar a engenhosidade, a destreza e a criatividade das crianças. 

Este novo projeto itinerante tem por objetivo fomentar a conceção de soluções originais para problemas simples. 

Os alunos participam em workshops com materiais do quotidiano e com ferramentas de baixa e alta tecnologia para dar vida às suas próprias ideias.

Os workshops destinam-se a grupos de alunos do ensino primário e secundário, principalmente dos 6 aos 16 anos, além de famílias. 

Um monitor orienta as crianças através de um processo de criação para o qual também são convidados adultos acompanhantes, sejam eles professores ou familiares.

Durante a semana, estão agendadas várias visitas dos alunos das escolas do concelho.

O autocarro “Creactivity” vai estar estacionado no parque junto à “Vila Manuela” e Centro Multimeios, de 12 a 16 de abril, das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 19h00. 

A participação é gratuita.

Sem comentários: