sexta-feira, 9 de abril de 2021

O município de Espinho inaugurou hoje a Escola Básica de Guetim

 


Espinho inaugura nova escola em Guetim após fusão de dois estabelecimentos escolares



O município de Espinho inaugurou hoje a Escola Básica de Guetim, que, após obras de aproximadamente 700.000 euros para congregar dois estabelecimentos educativos, constitui agora um "míni centro escolar" apto a garantir "mais qualidade de vida à freguesia".


Na prática, o novo edifício já vem acolhendo alunos desde que arrancou o presente ano letivo, mas, segundo explicou à Lusa o vice-presidente dessa autarquia do distrito de Aveiro, só agora é que o imóvel ficou "totalmente apetrechado" em termos de mobiliário, sistemas informáticos e outros componentes.

"Com esta obra, fechámos a antiga escola EB1 da Aldeia Nova, que já não tinha condições para as exigências atuais do ensino, e juntámos num único espaço o pré-escolar e o primeiro ciclo, o que significa que os pais agora podem inscrever o filho no jardim-de-infância sabendo que ele vai continuar no mesmo estabelecimento de ensino até acabar o 4.º ano de escolaridade", afirmou Vicente Pinto.

A nova escola também vem garantir igualdade de circunstâncias aos alunos da freguesia,nomeadamente "em termos de conforto e equipamentos", porque agora o edifício está equipado com recursos que o estabelecimento anterior não tinha - como "quadros interativos, salas de atividades bibliotecas e uma cantina com cozinha", o que acaba com a necessidade de as refeições serem confecionadas no exterior e só depois transportadas para o local.

Vicente Pinto defendeu, por isso, que o investimento veio "garantir outra qualidade de vida à população que reside em Guetim, assegurando que as crianças da freguesia dispõem das mesmas condições de ensino das que vivem mais no centro do concelho".

Considerando que a qualidade da oferta escolar é um critério com particular influência na mobilidade populacional, o autarca acredita que a obra em causa "também vai funcionar como fator de atração para o desenvolvimento económico e social da freguesia".

Para a recuperação total do parque escolar do município, de acordo com uma estratégia que o atual executivo PSD adotou como prioritária desde que assumiu a gestão da Câmara de Espinho, em 2009, falta agora concluir apenas duas empreitadas: a requalificação já em curso da Escola EB 2/3 Sá Couto, "que se vai juntar com a Escola Básica N.º 3", e a renovação da Escola N.º2, "que deve ser inaugurada no prazo de um mês".



FONTE : Lusa/Fim


FONTE JN





Sem comentários: