quarta-feira, 20 de maio de 2020

Começaram as obras na Ponte do Águeda na Linha do Vouga



Começaram as obras na Ponte do Águeda na Linha do Vouga

A Infraestruturas de Portugal (IP) deu hoje início às obras de reparação e proteção anticorrosiva da Ponte do Águeda e de beneficiação pontual de outras sete obras de arte, na Linha do Vouga, entre Aveiro e Águeda.

Segundo um comunicado da (IP), a empreitada com um investimento de 630 mil euros e um prazo de execução de 270 dias, prevê a realização de um conjunto de trabalhos de metalomecânica com substituição de vários elementos, nomeadamente, de diagonais das vigas principais da Ponte do Águeda, para além da pintura.

"Esta obra, da responsabilidade do Departamento de Estruturas Especiais da Direção da Rede Ferroviária da IP, reveste-se da maior importância para a preservação e manutenção das estruturas metálicas atenuando os efeitos da exposição aos vários agentes, tais como a humidade, a salinidade ou a poluição, que originam ambientes com elevado grau de agressividade", refere a mesma nota.

Com 111 anos de existência, a Linha do Vouga é o único troço de via estreita (bitola métrica) ainda em exploração. Desenvolve-se entre a estação de Espinho-Vouga e Aveiro, servindo 44 estações e apeadeiros, numa extensão de 96 quilómetros que atravessam 36 obras de arte.

Atualmente, a circulação ferroviária de passageiros encontra-se suspensa entre as estações de Oliveira de Azeméis e Sernada do Vouga.


Sem comentários: