terça-feira, 26 de maio de 2020

Novas regras nas praias entram hoje em vigor







COVID 19 | Regime excecional e temporário para a ocupação e utilização das praias



Foi publicado dia 25 de maio em Diário da República o regime excecional e temporário para a ocupação e utilização das praias, no contexto da pandemia covid-19, e aplica-se ao território continental, excluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

A ida à praia tem novas regras:
*Os utentes das praias devem assegurar um distanciamento físico de 1,5 metros entre diferentes grupos e afastamento de três metros entre chapéus de sol, toldos ou colmos, a partir de 06 de junho, determinou o Governo.

*Os utentes devem cumprir as medidas de etiqueta respiratória e proceder à limpeza frequente das mãos, bem como “evitar o acesso a zonas identificadas com ocupação elevada ou plena”

*O estado de ocupação das praias, vai ser regulado com "sinalética tipo semáforo", em que a cor verde indica ocupação baixa (1/3), amarelo é ocupação elevada (2/3) e vermelho quer dizer ocupação plena (3/3).

Segundo o Governo, a informação sobre o estado de ocupação das praias vai ser "atualizada de forma contínua, em tempo real", designadamente na aplicação InfoPraia e no sítio da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Sobre a capacidade potencial de ocupação das praias de banhos, a APA tem de, “no prazo máximo de sete dias a contar da data da publicação do presente decreto-lei”, ou seja, até 01 de junho, determinar o método de cálculo, “para garantir a segurança dos utentes e a proteção da saúde pública”, considerando a área útil da zona destinada ao uso balnear, as marés, se aplicável, e uma área de segurança mínima por utente, bem como a lista das praias de pequena dimensão.

Consulte aqui o Decreto-Lei n.º 24/2020 de 25 de maio:


Sem comentários: